Dunga surpreendeu e convocou o atacante Grafite para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo na África do Sul. Ele entra na vaga de Adriano, que foi preterido assim como Ronaldinho Gaúcho. O técnico também resistiu aos apelos e deixou os jovens astros santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso de fora da lista de 23 atletas, anunciada nesta terça-feira, no Rio.
Na lista para a Copa, Dunga preferiu apostar na continuidade do grupo com quem trabalha há bastante tempo - praticamente desde que assumiu o cargo, no segundo semestre de 2006. É o caso de jogadores como Júlio César, Maicon, Lúcio, Gilberto Silva, Elano, Kaká e Robinho, que formam a base da seleção. Outros ganharam a confiança do treinador mais recentemente e também viraram nome certo no time, como Luís Fabiano e Felipe Melo.
Ao contrário dos técnicos das demais seleções, que divulgaram uma pré-lista com até 30 nomes, Dunga preferiu já anunciar os 23 convocados. Ele, no entanto, ainda deve selecionar mais sete jogadores que poderiam ser eventuais substitutos caso alguém do grupo sofra alguma contusão no período de preparação. Mesmo porque, a Fifa só exige a inscrição definitiva para a Copa no dia 1º de junho.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Agora, esse grupo de jogadores se apresenta no dia 21 de maio em Curitiba, onde começa a preparação para a Copa - as exceções são Júlio César, Lúcio e Maicon, todos da Inter de Milão, que disputam no dia seguinte a final da Liga dos Campeões da Europa. Na capital paranaense, a seleção brasileira fará os exames médicos e os testes físicos. Depois, embarca no dia 26 de maio para a África do Sul, seguindo direto para sua concentração em Johannesburgo.
Johannesburgo foi escolhida como sede da concentração brasileira na África do Sul porque será palco dos dois primeiros jogos do time na Copa. A estreia será contra a Coreia do Norte, no dia 15 de junho, no Estádio Ellis Park. Depois, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim, no dia 20 de junho, no Soccer City. E, no encerramento da primeira fase do Mundial, troca de cidade: encara Portugal, no dia 25 de junho, em Durban.
GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão)
Doni (Roma)
Gomes (Tottenham)
LATERAIS
Maicon (Inter de Milão)
Michel Bastos (Olympique Lyon)
Daniel Alves (Barcelona)
Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter de Milão)
Juan (Roma)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
MEIO-CAMPISTAS
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Ramires (Benfica)
Kaká (Real Madrid)
Julio Baptista (Roma)
Kleberson (Flamengo)
Elano (Galatasary)
Josué (VfL Wolfsburg)
ATACANTES
Robinho (Santos)
Luis Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Villarreal)
Grafite (Wolfsburg)
Confira como foi a entrevista coletiva de Dunga: