O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (04) a lista dos 349 atletas contemplados pelo programa Bolsa Atleta na categoria Atleta Pódio. A categoria abrange esportistas que estão entre os 20 primeiros do ranking mundial de sua categoria ou prova.
A bolsa para atletas dessa categoria varia entre R$ 5 mil e R$ 15 mil por mês. De acordo com a Portaria nº 744, os atletas contemplados deverão assinar um termo de adesão, conforme estabelecido no edital do programa. Segundo o Ministério da Cidadania, o termo é um “contrato com a Secretaria Especial do Esporte” para viabilizar o recebimento da bolsa.
“Após o recebimento das 12 parcelas previstas, é possível realizar a renovação da bolsa, mediante a apresentação de um relatório de avaliação anual, contendo, entre outras coisas, análise do cumprimento dos requisitos da categoria Pódio, do atendimento ao previsto no Plano Esportivo e nas cláusulas do Termo de Adesão para sua renovação”, apontou o ministério.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
No total, 194 contemplados atuam no esporte paralímpico, enquanto 155 praticam modalidades olímpicas. Entre os nomes, destacam-se alguns medalhistas do Brasil nos Jogos de Tóquio, como Ítalo Ferreira (surfe), Rayssa Leal (skate), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Gabriel Bandeira (natação paralímpica), Petrúcio Ferreira e Thiago Paulino (atletismo paralímpico).
A lista completa de atletas beneficiados pelo programa pode ser conferida aqui.