Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Olímpiadas

Conselho da Isaf confirma kitesurfe nos Jogos do Rio

Agência Estado
09 nov 2012 às 17:06

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A conferência anual da Federação Internacional de Vela (ISAF, na sigla em inglês), confirmou, nesta sexta-feira, a decisão tomada em maio pela entidade e confirmou o kitesurfe como classe olímpica nos Jogos do Rio, em 2016. Com isso, sai do programa o windesurfe (classe RS:X), a prancha à vela.

Para que a discussão fosse reaberta seria necessária a aprovação de 75% dos membros do conselho da ISAF, índice que não foi atingido pelo pedido feito em conjunto pela confederações nacionais da Letônia, da Polônia, da Romênia, da Bielo-Rússia e da Espanha, que desejavam o retorno do windesurfe numa proposta curiosa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pela ideia sugerida, o kitesurfe masculino seria substituído por uma disputa mista (um homem e uma mulher), enquanto o kitesurfe feminino daria lugar ao windesurfe misto, no mesmo formato. Assim, as duas classes ficariam no programa olímpico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pai de dois

Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?

Imagem de destaque
Alvo Run

Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Segue até sábado

Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação


Um dos argumentos contrários ao kitesurfe é que o esporte ainda é novo, sem regras unificadas, o que levaria tempo para ser feito e inviabilizaria estar nos Jogos Olímpicos já no Rio. Outro ponto levantado pelos cinco países europeus é que os mundiais femininos de 2009 e 2010 tiveram apenas sete e oito competidoras, respectivamente.

Publicidade


Nova modalidade olímpica, o kitesurfe, tal qual o windsurfe, é disputado em prancha. A diferença é que este é acompanhado de uma vela, enquanto no kitesurfe os atletas contam com um kite (um tipo de um parapente) para serem levados pelo vento.


"O kitesurfe provou para nós que está pronto para ser incluído na lista dos prestigiados eventos da ISAF e é uma adição fantástica ao programa do iatismo para os Jogos do Rio-2016, disse o presidente da ISAF, Göran Petersson, na ocasião da decisão pela mudança, em maio.


Os Jogos do Rio também não terão a classe Star, que é era mais antiga do programa e se despediu em Londres, sendo substituída pela Nacra 17. Já o Match Race, em barcos Elliot 6m, vai dar lugar ao Mackay FX, que utiliza a mesma estrutura dos barcos da 49er, que por sua vez segue no programa para os homens. A nova classe, exclusiva para mulheres, levará o nome de 49erFX.

Nesta sexta, também foram definidas algumas das classes dos Jogos Olímpicos de 2020, que ainda não têm sede escolhida: Laser, Laser Radial, 49er Masculina e 49erFX.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade