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Protesto!

Contra a CBA, Red Bull correrá de luto no Rio de Janeiro

Redação Bonde
30 jun 2011 às 18:37

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Além da cor negra, os carros da equipe rubro-taurina terão um slogan para o protesto – "corrida é na pista" - Divulgação/Red Bull
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Em anúncio nesta quinta-feira (30), a Red Bull declarou que em protesto contra a falta de profissionalismo da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) colocará seus carros em negro, mostrando que está de luto com a atitude da entidade.

O imbróglio ocorreu após a etapa de Campo Grande. Os pilotos Daniel Serra e Cacá Bueno foram punidos por supostamente estarem acima do limite de velocidade em passagem pelo pit-lane.

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Além da cor negra, os carros da equipe rubro-taurina terão um slogan para o protesto – "corrida é na pista". Conforme o time, os resultados das provas precisam ser parados de ser alterados pelas decisões tomadas pela CBA. Por fim, a Red Bull o profissionalismo dos comissários desportivos, a consistência e coerência nas punições, regulamentos mais claros e transparência nas decisões.

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Confira o comunicado da Red Bull:

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Estamos de Luto


Há nove temporadas, a Red Bull acredita e investe no automobilismo brasileiro, com um único objetivo: brigar por vitórias. Desde seu nascimento, no Brasil e no mundo, a Red Bull tem o esporte a motor como uma paixão que beira o vício.

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Infelizmente, uma série de episódios acontecidos nos últimos anos – culminando com a punição dupla por excesso de velocidade em Campo Grande – nos dão a convicção de que a gestão desportiva fora das pistas, realizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), não está à altura do alto nível de profissionalismo dos pilotos e equipes que participam das competições no Brasil.


Para que isso finalmente aconteça, acreditamos que seja necessária a implementação, com urgência, de importantes mudanças:

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1) Profissionalismo dos Comissários Desportivos:
Em qualquer corrida, as decisões dos Comissários têm o poder de consagrar ou jogar por água abaixo o trabalho dos profissionais que arriscam suas vidas dentro da pista. Trata-se de uma responsabilidade imensa, e que portanto deve ser exercida por indivíduos altamente capacitados e com ampla experiência, não por afiliados políticos de Federações estaduais. Como exemplifica a Fórmula 1 atual, o recrutamento de grandes ex-pilotos é uma das melhores soluções possíveis nessa situação;


2) Consistência e coerência nas punições:
A consequência maior de não possuir Comissários profissionalizados é a repetição frequente de casos de "dois pesos, duas medidas", em que infrações idênticas são sancionadas de formas diferentes – já que, a cada corrida, diferentes membros de uma respectiva Federação estadual são convocados a atuar como comissários, sem necessariamente ter acompanhado os critérios anteriores utilizados em etapas do mesmo campeonato acontecidas em outros estados. Sem consistência nessas decisões, o espírito esportivo dos resultados fica comprometido;

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3) Regulamentos mais claros:
A melhor maneira de evitar "zonas cinzas" nos regulamentos técnicos e desportivos é fazendo uma redação completa e coerente dos mesmos. Textos redigidos da maneira atual, deixando decisões sobre diversos pontos "a critério dos Comissários", inevitavelmente causarão inconsistências;


4) Transparência nas decisões:
Quando pilotos ou equipes são injustamente punidos por erros que não os seus, o que se espera em um campeonato transparente é que esses erros sejam tornados públicos, de modo a preservar a imagem das partes prejudicadas.


Estamos pedindo demais? Acreditamos que não, e que todas as pessoas que realmente gostam e vivem de corridas em nosso país também adorariam ver esses quatro pedidos atendidos. O automobilismo brasileiro merece – e precisa, para continuar a crescer – ser elevado a um novo patamar de profissionalismo fora das pistas.

Afinal de contas, corrida é na pista.


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