Pesquisar

Canais

Serviços

3 sets a 1

De virada, seleção feminina de vôlei perde final da Liga das Nações para EUA

Folhapress
25 jun 2021 às 17:53
- Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

Em seu último teste mais desafiador antes da Olimpíada, a seleção brasileira feminina de vôlei teve atuação de alto nível, mas sucumbiu diante dos Estados Unidos e perdeu o título da Liga das Nações. De virada, as norte-americanas venceram por 3 sets a 1 (26/28, 23/25, 23/25 e 25/21) nesta sexta-feira (25), em Rimini, na Itália.


Atuais campeões, os Estados Unidos entraram na quadra com o favoritismo, classificados à fase final com a melhor campanha e somente uma derrota, contra a China, e 14 vitórias. Uma delas, inclusive, sobre o Brasil, por 3 sets a 1 (17/25, 19/25, 25/23 e 22/25), no dia 27 de maio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além do título em disputa, o confronto com uma das principais potências do vôlei serviu para o técnico José Roberto Guimarães fazer suas avaliações. Ele ainda divulgará a lista com as 12 escolhidas para representar o país nos Jogos de Tóquio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invictas

Londrina Handebol Feminino estreia com duas vitórias no Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron


Nesta sexta, a central Akinradewo abriu a contagem e, enquanto as brasileiras demonstravam nervosismo em quadra, ajudou os Estados Unidos a fazerem 3 a 0. Carol bloqueou Thompson para fazer o primeiro ponto e colocar o Brasil no jogo para equilibrar as ações. Com bonita jogada de Fernanda Garay, o Brasil construiu uma vantagem de quatro pontos (17 a 13).

Publicidade


Os Estados Unidos chegaram a marcar o ponto vitorioso, mas Zé Roberto pediu desafio, e o vídeo mostrou que o bloqueio tocou na rede. Com o jogo reiniciado, Tandara colocou a seleção em vantagem, e Bartsch mandou para fora: 28 a 26.


A seleção deu início à segunda parcial mais acesa e, depois de um rally no qual a ponta Gabi recuperou a bola com os pés, a oposto Tandara finalizou. Essa dupla, aliás, protagonizou bons momentos, e Carol Gattaz ainda salvou o primeiro set point, bloqueando Bartsch. Mas Poulter decidiu para as americanas.

Publicidade


Numa partida equilibradíssima, o Brasil errou pouco mais do que os Estados Unidos (7 erros contra 2) e perdeu o terceiro set, mais uma vez por 25 a 23. No quarto e último, o Brasil chegou a liderar com quatro pontos de vantagem, mas as adversárias melhoraram depois da entrada da oposto Drews e fecharam em 25 a 21.


Essa foi a segunda decisão entre os dois times. Em 2019, as americanas também ficaram com o título. A Liga das Nações é disputada desde 2018, substituindo a Liga Mundial, e não houve edição no ano passado por causa da pandemia de Covid-19. Os Estados Unidos já haviam faturado as duas edições anteriores - a primeira contra a Turquia.

Publicidade


Na decisão pelo terceiro lugar, a Turquia derrotou o Japão por 3 sets a 0 (25/19, 25/16, 25/17).


Agora, elenco e comissão técnica retornarão para Saquarema e embarcarão no dia 12 de julho para Tóquio. A seleção estreará na Olimpíada contra a Coreia do Sul, no dia 25 de julho. Na sequência, enfrentará República Dominicana (dia 27), Japão (dia 29), Sérvia (dia 31) e Quênia (2 de agosto).

Publicidade


Time masculino


A seleção brasileira masculina jogará pela semifinal da Liga das Nações nesta sexta-feira (26), às 6h30 (de Brasília), contra a França, em Rimini, Itália. Às 10h, Polônia e Eslovênia brigarão pela outra vaga na final. A decisão e a disputa pelo terceiro lugar serão neste domingo.

Publicidade


O time, comandado pelo técnico Carlos Schwanke enquanto Renan Dal Zotto se recupera de quadro grave de Covid-19, fez a melhor campanha na primeira fase, com 13 vitórias e duas derrotas.


A França, que bateu o Brasil na primeira fase por 3 sets a 0 (39/37, 25/18 e 30/28), terminou a etapa de classificação com a quarta colocação.

"A França é uma equipe que tem um sistema ofensivo muito bom. Precisamos ter agressividade no saque, acho que é o primeiro fundamento importante para essa semifinal", falou o levantador e capitão da seleção, Bruninho.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade