Pesquisar

Canais

Serviços

Estilo coreano

Dia Mundial do Taekwondo celebra arte marcial milenar

Tiago Bueno - estagiário*
04 set 2020 às 10:43
- Instagram / worldtaekwondo.pr
Publicidade
Publicidade

Quatro de setembro foi escolhido para celebrar o dia mundial do Taekwondo porque foi nessa data, em 1994, que o esporte foi reconhecido como modalidade olímpica. A primeira competição oficial nos Jogos Olímpicos foi realizada em 2000, na Austrália, mas os primeiros registros das artes marciais que deram origem ao esporte têm mais de 2 mil anos.


Criado para ser uma técnica de defesa pessoal sem uso de armas, o taekwondo se concentra em golpes rápidos com as mãos, chutes voadores e esquivas. O estilo buscou inspiração no Taekkyeon, estilo de luta tradicional da Coreia, que se tornou popular no período em que o país foi ocupado pelos japoneses, de 1910 a 1945. Nessa época, os primeiros praticantes também absorveram referências do caratê.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O taekwondo no Brasil

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


O taekwondo chegou ao Brasil nos anos 1970, trazido pelo mestre Sang Min Cho. Os maiores expoentes do esporte no país são Natália Falavigna e Diogo Silva.

Publicidade


Falavigna nasceu em Maringá (Noroeste) e começou a praticar o Taekwondo em Londrina. Suas conquistas de maior destaque são a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, o bronze nas Olimpíadas de 2008 e o ouro no Campeonato Mundial de 2005.


O paulista Diogo Silva também levou a medalha de ouro no Pan de 2007 e venceu os Jogos Mundiais Militares de 2011, ambos disputados no Rio de Janeiro.

Publicidade


Em 2011, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional do Taekwondo, celebrado em 16 de maio.


As regras do taekwondo

Publicidade


As lutas de taekwondo são disputadas em três rounds de dois minutos cada, separados entre si por intervalos de um minuto. A vitória é do lutador que fizer mais pontos e, em caso de empate, há um round extra em que vence aquele que pontuar primeiro.


Socos e chutes no tronco valem um ponto, chutes giratórios no tronco e chutes na cabeça valem três pontos, e chutes giratórios na cabeça valem quatro pontos. Os golpes são captados por meio de um sistema eletrônico montado nas equipamentos de proteção dos lutadores. Três juízes avaliam os lances e atribuem as pontuações.


Os atletas podem ser punidos com perda de pontos ou até desqualificação em caso de atitudes antidesportivas, como atacar um adversário caído ou acertar golpes abaixo da cintura.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade