Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Polêmica!

Diretora do COB pede demissão por declarações falsas sobre participação olímpica

Agência Estado
02 out 2015 às 13:06

Compartilhar notícia

Reprodução

A diretora cultural do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Christiane Paquelet, deixou o cargo nesta quinta-feira por conta da polêmica envolvendo seu depoimento no livro "Atletas Olímpicos Brasileiros". A ex-dirigente havia declarado, inclusive apresentando detalhes, que havia participado dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. A informação, contudo, era falsa.

O depoimento de Christiane havia sido dado à equipe da pesquisadora Katia Rubio, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, que lançou recentemente o livro. A obra conta a história de 1.796 pessoas que representaram o País nas edições da Olimpíada. Ela mostra por meio de verbetes biográficos como elas superaram as adversidades para realizar feitos extraordinários.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Quem alertou a pesquisadora sobre as declarações falsas de Christiane foram as integrantes que de fato estiveram na equipe brasileira dos Jogos de Munique. O livro já havia sido publicado e Katia acabou revelando a história, sem citar nomes, em seu blog. Nesta quinta, o COB confirmou se tratar da agora ex-dirigente.


"Christiane Paquelet admite que não compareceu aos Jogos Olímpicos de Munique 1972, não sendo, portanto, atleta olímpica e, por esse motivo, já apresentou suas desculpas à Professora Katia Rubio", informou o comitê, por meio de nota. O comunicado também informa o desligamento de Christiane. "Por iniciativa própria, ela deixou o cargo de Diretora Cultural, não tendo mais, a partir de hoje, vínculo com o COB."


Além da polêmica com a ex-diretora do COB, Katia também quase se deparou com outro erro, quando um ex-atleta de boxe se fingiu passar por outro que esteve na Olimpíada de Atlanta. "Ele contou de forma convincente a história, mas depois, na hora de assinar o contrato, colocou seu nome verdadeiro. Foi aí que percebemos que ele não era quem imaginávamos ser", comentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Ela pretende no futuro ter uma edição revisada, sem os erros cometidos por má fé de quem se apresentou como atleta, e com os novos atletas que não estão no trabalho e que vão participar dos Jogos Olímpicos. "Essa é uma pesquisa sem fim. Gostaria ainda de fazer também sobre os atletas brasileiros que participaram das Paralimpíadas e com os que estiveram nos Jogos Olímpicos de Inverno", disse.


Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Portais

Anuncie

Outras empresas