Por dez dias, Londrina esteve repleta de sotaques de jovens do país todo. Foram personagens de todas as regiões do Brasil que trouxeram as suas histórias de superação, dedicação ao esporte e a expectativa de levar uma medalha para casa. Nem todos subiram ao pódio dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), mas a experiência de conhecer pessoas diferentes, uma nova cidade e vivenciar a maior competição nacional de esporte estudantil ninguém tira deles. O evento acabou no último sábado (21).
Cerca de seis mil pessoas passaram por Londrina durante o período dos Jogos. Foram dias de disputas intensas, entrega dos atletas e troca de experiências entre os técnicos. Os JEJs envolvem por volta de dois milhões de jovens todo o ano. As primeiras etapas são municipais, regionais e estaduais. Os campeões de cada etapa vão se classificando até chegarem à fase nacional. Desde o início do projeto, há 11 anos, o evento envolve 19 milhões de crianças e adolescentes.
Foram 13 modalidades disputadas em 25 locais de competição. As cidades de Cambé e Ibiporã receberam modalidades coletivas, e Maringá foi a casa do atletismo. Entre recordes quebrados e medalhas conquistadas, muitas amizades voltam na bagagem de cada um dos cerca de 3.800 jovens atletas que estiveram em Londrina para a disputa dos JEJs.
Leia mais:
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
De acordo com o gerente geral dos JEJs, Edgar Hubner, agora já começa a ser pensado o evento do próximo ano. "Mais uma edição de sucesso dos Jogos Escolares da Juventude em Londrina. Os Jogos são um projeto que vem crescendo a cada ano. As escolas se preparam cada vez mais para estarem aqui. Em termos de competição o evento evoluiu muito. Sabemos que temos muita coisa para crescer ainda, mas estamos muito contentes com o resultado. São onze anos de projeto de um constante aprendizado. Com mais uma edição realizada, agora é começar a pensar nos Jogos Escolares de 2016", disse Hubner.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina.