Pesquisar

Canais

Serviços

História emocionante

Em Lima, Brasileira vai em busca de desafio maior que ganhar medalha

Agência Brasil
29 ago 2019 às 11:28
- Ricardo Morante/SEET
Publicidade
Publicidade

Caro leitor, tente se colocar nessa situação: você, em uma bicicleta, andando por uma pista ou descendo em estradas sinuosas, em velocidade que supera os 45 quilômetros por hora (km/h), tendo apenas 5% da visão e podendo escutar apenas alguns ruídos, já com o auxílio de duas próteses auditivas. Qual seria a sua reação?

A paraciclista Gilce Côrtes definiu assim a sensação: "É explosão total. Você nem sabe aonde está, só quero dar o máximo de mim". A paulista faz parte da equipe de 12 atletas que estão em Lima, no Peru, representando o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, e começa nesta quinta-feira (29) a última etapa do desafio, as provas de estrada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Síndrome de Usher

Leia mais:

Imagem de destaque
Invictas

Londrina Handebol Feminino estreia com duas vitórias no Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron


Gilce é portadora da Síndrome de Usher, que associa perda de visão e audição. "Ela é degenerativa e genética. Vou perdendo, a cada dia, um pouco da visão e da audição. Ela só vai parar quando eu estiver totalmente surda e cega". Pela medicina atual, essa síndrome é incurável. "Os médicos me aconselham a não tomar sol nos olhos e não passar por situações de estresse. O ciclismo me traz adrenalina boa. É isso que preciso".

Publicidade


Casamento com o paradesporto


"O ciclismo chegou por acaso. Eu nunca tinha praticado nenhuma modalidade. A deficiência veio para mostrar que se pode ir muito além". Em um ano e meio no esporte, ela está indo bem longe. Já ganhou medalha de prata na prova de resistência, no Circuito Pan-Americano em 2018, e de bronze na prova de resistência de estrada do mesmo torneio, nesse ano. O convite para pedalar partiu da personal trainer Lorena de Oliveira. "Nos treinos a gente ficou muito amiga, eu tive vontade de voltar a pedalar e ela topou a ideia. Estamos nessa e está sendo demais".

Publicidade


Disputas em duplas


A guia vai na frente ditando o ritmo. A ciclista vai atrás, tentando manter o ritmo e dar estabilidade à bicicleta.

As bicicletas são bem diferentes em relação às provas de pista e de estrada. A guia Lorena explica as diferenças: "Aqui no velódromo, a bike não tem freio nem marchas. Ela é bem mais clean e mais leve. Na estrada, o equipamento já é bem mais pesado. Como as provas são mais longas, a bike precisa ser mais resistente".


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade