Em parceria com o engenheiro francês Nicolas Perrin - que já trabalhou em uma das equipes das 24 Horas de Le Mans e na escuderia Williams de F-1 - e com o publicitário João Paulo Testa, o empresário brasileiro Patrick Choate, de 33 anos, lançou recentemente o projeto Brazil Le Mans Team, o primeiro crowdfunding (financiamento coletivo) em prol de um projeto automobilístico brasileiro.
O objetivo é montar a primeira equipe 100% brasileira para disputar a lendária 24 Horas de Le Mans em 2016, quando a prova completa sua edição de número 84. Pilotos, chefe de equipe, mecânicos, engenheiros, todos brasileiros trabalhando com um protótipo hibrido na categoria LMP1.
A primeira parte do projeto é para 2015 e prevê a construção, homologação e os testes com o carro. No ano seguinte, terá início os preparativos para a corrida, que será disputada em junho. O link para doações já está no ar. Aqueles que quiserem contribuir, podem colaborar com quantias que variam de um até 2 milhões de dólares. Sendo que, cada doação dá direito a uma experiência envolvendo a equipe. Aquele que disponibilizar cinco dolares, por exemplo, terá seu nome na carenagem do carro.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
- Para manter nosso sonho vivo, dividimos o projeto em dois estágios. O primeiro deles, em 2015, prevê a construção, homologação e teste do carro. E, para isso, precisamos de US$ 2.230.000,00. Em 2016, o carro segue a preparação e testes e, em junho, disputamos as 24 Horas de Le Mans, onde precisaremos de mais US$ 3.560.000,00. Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, mas somos movidos a paixão, entusiasmo, energia e experiência. E não vamos desistir facilmente - explica o brasileiro.