Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Proposta

Equipes sugerem mudanças na pontuação da F-1

Agência Estado
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

As equipes da Fórmula 1 anunciaram nesta quinta-feira (5) uma solicitação para a mudança da pontuação nas corridas, já a partir desta temporada. A ideia é valorizar a vitória e a briga pelo pódio: o vencedor passaria a receber 12 pontos, o segundo colocado ficaria com 9 pontos, e o terceiro colocado marcaria 7.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Hoje, o vencedor fica com 10 pontos, o segundo com 8 e o terceiro com 6. A partir dessa posição a pontuação seria a mesma atual, com 5 pontos para o quarto, 4 para o quinto e assim sucessivamente, até o oitavo colocado, que ganha 1 ponto.

Continua depois da publicidade


"Os torcedores desejam um reconhecimento maior ao vencedor, e nosso propósito com essa ideia é justamente aumentar essa recompensa", afirmou o novo chefe da McLaren, Martin Whitmarsh. Nos últimos anos, como a diferença é menor, os pilotos passaram a valorizar mais a manutenção das posições do que a briga pela vitória.


A proposta dos chefes de equipe é um contraponto à ideia do chefe comercial da F-1, Bernie Ecclestone, publicamente rejeitada, que sugeriu a entrega de medalhas para os três primeiros colocados, como nos Jogos Olímpicos, e a adoção do número de vitórias como critério para definir os campeões.

A proposta será submetida ao Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que se reúne em 17 de março. Se aprovada, entrará em vigor ainda nesta temporada.


Veja mais vídeos sobre esportes

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade