Sem repetir a atuação de sábado, a seleção brasileira masculina de vôlei sofreu sua primeira derrota na Liga Mundial neste domingo (12). Jogando novamente no Mineirinho, em Belo Horizonte, a equipe de Bernardinho não conseguiu parar os Estados Unidos e foi derrotada por 3 sets a 1, com placar de 25/21, 25/22, 16/25 e 26/24.
Com o resultado, o Brasil perdeu a invencibilidade na competição após cinco vitórias consecutivas. Mesmo assim segue na liderança do Grupo A, com 15 pontos. Os Estados Unidos, que devolveram a derrota do sábado pelo mesmo placar, seguem em segundo lugar, agora com 12. A Polônia soma nove, após vencer Porto Rico por 3 a 0 no sábado. Os porto-riquenhos continuam sem pontuar.
Apoiado por um Mineirinho lotado, o Brasil não apresentou o mesmo desempenho do sábado e ainda viu o rival reduzir os erros em relação à partida anterior. O oposto Clayton Stanley, um dos principais jogadores da equipe, se reabilitou após uma atuação apagada e comandou o time americano, ao lado do ponteiro Anderson, maior pontuador do jogo, com 21 acertos.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Melhor em quadra, os Estados Unidos venceram os dois primeiros sets sem encontrar maiores obstáculos pela frente. O Brasil chegou a esboçar uma reação no final da primeira parcial, mas não evitou o revés no início. O roteiro se repetiu no segundo set, com nova vitória americana.
A situação só mudou na terceira parcial. Com boas atuações de Wallace, Marlon e Murilo (responsável por 20 pontos em todo o jogo), a seleção cresceu em quadra e aproveitou os erros do adversário para abrir boa vantagem. Diante de um rival desconcentrado, o time anfitrião fechou o set em 25/16.
Embalado, o Brasil se manteve melhor no início do quarto set e parecia estar no caminho para chegar ao empate. Fez 10/07 no placar, mas cedeu a virada em 18/15. Apesar do susto, os brasileiros passaram à frente no marcador e chegaram a ter um set point. No entanto, não aproveitaram a chance e viram a equipe americana fechar em 26/24.
A seleção voltará à quadra no próximo final de semana para mais duas partidas em casa. A equipe de Bernardinho enfrentará Porto Rico no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no sábado e no domingo, às 10 horas. Os Estados Unidos vão jogar diante de sua torcida pela primeira vez nesta Liga Mundial, contra a Polônia, na sexta e no sábado.