Depois do sucesso de Steve Kerr, que levou o Golden State Warriors à final da NBA, o Chicago Bulls também resolveu apostar em um jovem ex-jogador para ser o seu treinador. Nesta terça-feira, a equipe de Illinois anunciou a contratação de Fred Hoiberg, de apenas 42 anos, que defendeu a camisa do Bulls durante a carreira de jogador e que fazia bom trabalho à frente de Iowa State no basquete universitário norte-americano.
Há alguns dias já se especulava que Hoiberg seria o substituto de Tom Thibodeau, demitido na semana passada depois de cinco temporadas à frente do Bulls. Jovem, Hoiberg vinha chamando atenção pelo seu trabalho com Iowa State, tendo conquistado 115 vitórias em 171 partidas pela universidade.
Em cinco temporadas, não chegou a disputar o título da NCAA, o campeonato universitário norte-americano, mas duas quatro vezes a conferência (a Big 12) e não só encerrou um período de sete anos sem classificação para a pós-temporada como fez o time avançar até lá nos últimos quatro anos.
Leia mais:
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Como jogador, Hoiberg chegou à NBA em 1995, draftado pelo Indiana Pacers. Foram quatro temporadas como reserva em Indianápolis até se transferir para o Chicago Bulls, onde jogou também por quatro anos, jogando 56 vezes como titular. Nas temporadas 1999/2000 e 2000/01, manteve média de 9 pontos por jogo.
Hoiberg teve que encerrar a carreira precocemente em 2005, por conta de um problema cardíaco. Após ser submetido a cirurgia, passou a fazer parte da comissão técnica do Minnesota Timberwolves, seu último time.
No Bulls, chega para assumir o cargo que era de Thibodeau, demitido na semana passada mesmo após ter realizado boa campanha na temporada regular da NBA e levado a equipe às semifinais da Conferência Leste. O time foi derrotado por 4 a 2 pelo Cleveland Cavaliers na série melhor de sete confrontos dos playoffs.
Em cinco temporadas, Thibodeau acumulou 255 vitórias e 139 derrotas na NBA. Já na campanha da temporada regular, o Bulls contabilizou 50 vitórias e 32 derrotas e avançou aos playoffs com a terceira posição da Conferência Leste. O bom desempenho, entretanto, ficou em segundo plano para a franquia, que viu a necessidade de mudar o comando antes do início da próxima temporada.