Roger Federer se sagrou campeão do Masters 1000 de Madri neste domingo ao derrotar o checo Tomas Berdych de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 7/5. O terceiro título na capital espanhola garantiu ao suíço o retorno ao segundo posto do ranking da ATP, desbancando o espanhol Rafael Nadal.
Federer conseguiu superar o arquirrival no ranking ao emplacar uma grande sequência de resultados desde o fim do ano passado. Ele acumulou sete títulos desde setembro do ano passado, com 45 vitórias e apenas três derrotas. Somente em 2012 já são quatro troféus, totalizando 74 em toda a carreira.
O suíço também voltou a se igualar a Nadal no número de títulos de nível Masters 1000. Os dois somam 20 troféus cada. De quebra, ele se tornou o primeiro vencedor de um torneio disputado no saibro azul, criticado pelo próprio espanhol e pelo atual número 1 Novak Djokovic.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
A decisão deste domingo foi marcada pelo equilíbrio. Berdych saiu na frente, ao faturar uma quebra de saque logo no início e encaminhar a vitória no set inicial. Federer, porém, não se abateu e, mesmo depois de receber atendimento médico no intervalo, buscou o empate ao vencer a segunda parcial.
O terceiro set resumiu toda a igualdade do jogo. Os dois tenistas garantiram seus serviços até o suíço quebrar Berdych no oitavo game e abrir 5/3. Ele chegou a sacar para o jogo, mas foi quebrado pelo checo logo na sequência. No game seguinte, Berdych teve dificuldade para confirmar seu serviço e cedeu três match points, todos desperdiçados pelo rival.
A vitória e o título só vieram dois games depois novamente no saque do checo. Mais irregular, Berdych cedeu duas chances, convertidas pelo suíço após 2h38min de partida.