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Durabilidade

Ferrari alfineta RRB por críticas aos pneus da F-1

LANCEPRESS
17 mai 2013 às 14:20

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- Reprodução
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A Fórmula 1 só volta a ser disputada no próximo fim de semana, em Mônaco, mas esta sexta-feira começou quente entre as equipes. Indignada com a decisão da Pirelli em mudar os compostos dos pneus para aumentar a durabilidade a partir do GP do Canadá, a Ferrari se manifestou em seu site oficial na coluna "The Horse Whisperer" (O Encantador de Cavalo, em tradução para o português). Apesar de não citar nomes de equipes e pilotos, o time italiano deixou claro que a mudança pode beneficiar a Red Bull de Sebastian Vettel e Mak Webber.

Vale lembrar que a equipe austríaca foi uma das que mais reclamou dos pneus após o GP da Espanha, no último fim de semana. Por causa do desgaste excessivo, a maioria dos pilotos precisou fazer quatro paradas nos boxes. A corrida foi vencida pelo ferrarista Fernando Alonso, com quatro pit stops. Felipe Massa ficou em terceiro com o mesmo número de trocas. Já Vettel ficou com a quarta colocação.

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Na coluna, a Ferrari faz questão de lembrar dos resultados dos GPs da Turquia e da Espanha de 2011. Nas duas ocasiões, Vettel foi o vencedor com quatro entradas no box. No entanto, segundo os ferraristas, naquela ocasião a Red Bull não reclamou do ocorrido.

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Confira alguns trechos da coluna ferrarista:
"São tempos difíceis para as pessoas pobres de memória. Talvez por causa do excesso de informações dos dias atuais, as pessoas são muito rápidas para falar, esquecendo o que aconteceu em um passado recente. Ou talvez seja porque as células cerebrais funcionam de forma seletiva, dependendo apenas do resultado de suas equipes nas corridas.

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Um clássico exemplo disso ocorre sobre a saga dos pit stops. Vozes tem surgido para destacar o fato de muitas equipes, algumas subiram ao pódio outras não, terem feito quatro pit stops durante o recente GP da Espanha, fazendo a corrida ser difícil de acompanhar.


É uma vergonha que essas almas se mantiveram caladas dois anos atrás, na mesma prova no circuito da Catalunha e em Istambul, quando cinco dos seis pilotos que foram ao pódio fizeram exatamente o mesmo número de paradas que Alonso e Massa no último domingo.


Aliás, não há nada novo em vencer uma corrida fazendo tantas paradas, ainda descontando aqueles que foram afetados pelas mudanças no tempo. Uma vez voltando para 2004, quando Michael Schumacher venceu o GP da França, quando faria três pit stops, mas depois mudou para quatro. Isso permitiu que o várias vezes campeão pudesse ficar na frente do então piloto da Renault, Fernando Alonso, que fez três paradas.

Lembrando bem daquele dia, nossa estratégia e a fornecedora de pneu mostraram com prazer como poderíamos tirar o máximo do nosso carro. No entanto, atualmente, alguns podem se mostrar envergonhados por escolher tal estratégia para tirar o máximo dos componentes disponíveis..."


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