A Ferrari apresentou oficialmente nesta sexta-feira, em sua fábrica em Maranello, na Itália, o seu novo carro para a temporada deste ano da Fórmula 1. O modelo F138 exibiu um design mais arrojado e bonito do que o utilizado em 2012, aposentando também o degrau no bico adotado no ano passado, quando o desenho do modelo não agradou até mesmo os integrantes da própria escuderia.
O novo carro da Ferrari ganhou o nome de F138 como resultado de uma combinação do ano de produção do mesmo com o fato desta temporada marcar o último ano que a equipe usará o motor V8 - a partir de 2014 o regulamento da F-1 adotará o uso de motores V6 turbo.
A apresentação do novo carro da Ferrari contou com a presença da dupla de pilotos titulares formada por Fernando Alonso e Felipe Massa. O brasileiro, por sinal, será o primeiro a andar na pista com o F138. Ele abrirá os trabalhos para a Ferrari na próxima semana, quando acontecerão as baterias iniciais de testes coletivos de pré-temporada da F-1, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha - o piloto espanhol ficará fora desta primeira semana de testes para aprimorar a sua condição física.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Com boa parte de seu desenvolvimento realizado no túnel de vento da Toyota, em Colônia, na Alemanha, o novo carro da Ferrari foi projetado por Pat Fry e Nicholas Tombazis e espera provar que é uma evolução do F2012, carro que só se tornou mais rápido e confiável a partir da segunda metade da temporada do ano passado.
"É o primeiro passo de um carro que será diferente a partir do GP da Austrália (prova que abrirá o ano, em 17 de março). É um ponto de partida para um ano com apenas um objetivo: completar a nossa história maravilhosa", disse Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, durante o evento de apresentação do novo carro.
Assim como fez a McLaren, que lançou na última quinta o seu novo modelo para 2013, a Ferrari apresentou um carro que conta com uma tampa protetora à frente do bico, enquanto a parte traseira inferior se mostra mais estreita e afilada do que a do F2012. "Nosso principal objetivo é entregar imediatamente um carro competitivo aos nossos pilotos", disse Domenicali, admitindo que no ano passado a escuderia não conseguiu este objetivo e acabou demorando para recuperar a desvantagem amargada no início da temporada em relação aos principais rivais.