Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Fórmula 1

FIA divulga novas regras do safety-car virtual

LANCEPRESS!
09 jan 2015 às 10:41

Compartilhar notícia

- Reprodução/Red Bull
Publicidade
Publicidade

A FIA anunciou nesta quinta-feira os procedimentos do safety-car virtual, sistema que fará sua estreia nos carros da F1 em 2015. Oficialmente, foi adicionado um artigo ao regulamento para explicar em quais situações a direção de prova irá acionar o sistema.

O artigo 41 do livro de regras explica que o safety-car virtual será acionado quando "as duas bandeiras amarelas forem necessárias em algum setor da pista e competidores ou fiscais estiverem em perigo, mas as circunstâncias não implicam no uso do safety-car real".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sempre que o safety-car virtual foi requisitado, a placa eletrônica dos fiscais irá indicar as iniciais VSC - virtual safety-car. Os pilotos só poderão entrar nos boxes durante a presença do sistema se forem trocar os pneus e terão de respeitar uma velocidade imposta pela FIA em cada setor da pista. Quem não respeitar, poderá ser penalizado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez


Quando a direção de prova avaliar que é seguro recomeçar a corrida, os times serão avisados por meio de uma mensagem oficial sobre o fim do período do safety-car virtual. Então, entre dez e 15 segundos depois, a sinalização irá desaparecer dos painéis eletrônicos da FIA, tornando-se verde. Após 30 segundo nos painéis, a luz verde sumirá.

O sistema de safety-car virtual foi pensado para a F1 após o acidente grave de Jules Bianchi no GP do Japão do ano passado, tendo sido testado nos fins de semana dos GPs dos Estados Unidos, Brasil e Abu Dhabi.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade