A FIA anunciou nesta quinta-feira os procedimentos do safety-car virtual, sistema que fará sua estreia nos carros da F1 em 2015. Oficialmente, foi adicionado um artigo ao regulamento para explicar em quais situações a direção de prova irá acionar o sistema.
O artigo 41 do livro de regras explica que o safety-car virtual será acionado quando "as duas bandeiras amarelas forem necessárias em algum setor da pista e competidores ou fiscais estiverem em perigo, mas as circunstâncias não implicam no uso do safety-car real".
Sempre que o safety-car virtual foi requisitado, a placa eletrônica dos fiscais irá indicar as iniciais VSC - virtual safety-car. Os pilotos só poderão entrar nos boxes durante a presença do sistema se forem trocar os pneus e terão de respeitar uma velocidade imposta pela FIA em cada setor da pista. Quem não respeitar, poderá ser penalizado.
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Quando a direção de prova avaliar que é seguro recomeçar a corrida, os times serão avisados por meio de uma mensagem oficial sobre o fim do período do safety-car virtual. Então, entre dez e 15 segundos depois, a sinalização irá desaparecer dos painéis eletrônicos da FIA, tornando-se verde. Após 30 segundo nos painéis, a luz verde sumirá.
O sistema de safety-car virtual foi pensado para a F1 após o acidente grave de Jules Bianchi no GP do Japão do ano passado, tendo sido testado nos fins de semana dos GPs dos Estados Unidos, Brasil e Abu Dhabi.