Após a definição dos 24 participantes do Mundial Masculino de Basquete, com os convites feitos para Brasil, Grécia, Turquia e Finlândia, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) divulgou neste domingo os detalhes do sorteio, marcado para esta segunda-feira, e definiu Estados Unidos, Espanha, Argentina e Lituânia como os cabeças de chave.
A confirmação se deu através do ranking da Fiba, que também optou por deixar as duas melhores seleções - Estados Unidos e Espanha - em lados opostos da chave. Assim, espanhóis, predefinidos para o Grupo A, e norte-americanos, que encabeçarão o Grupo C, só podem se encontrar na decisão do Mundial. A Fiba explicou que os outros cinco potes foram definidos de acordo com o seu ranking e também levando em conta critérios continentais. Assim, o Brasil está no Pote 5, que também com outros três representantes das Américas: República Dominicana, México e Porto Rico.
A Finlândia acabou ficando nos potes das seleções africanas. Mas por uma questão de equilíbrio continental, a seleção só poderá ser sorteada para os grupos de Estados Unidos ou Argentina. Já a Austrália, que está no Pote 6, ao lado das europeias França, Grécia e Turquia, não pode ser sorteada para o grupo da Nova Zelândia, que está no Pote 3, ao lado dos asiáticos Irã, Coreia do Sul e Filipinas.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
O Mundial de Basquete será disputado na Espanha entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro. A fase de grupos está marcado para Bilbao, Gran Canária, Granada e Sevilha. As fases seguintes serão realizadas em Barcelona e Madri.
Confira como ficaram os potes do sorteio do Mundial de Basquete:
Pote 1: Argentina, Lituânia, Espanha e Estados Unidos.
Pote 2: Angola, Egito, Senegal e Finlândia.
Pote 3: Irã, Coreia do Sul, Filipinas e Nova Zelândia.
Pote 4: Croácia, Sérvia, Eslovênia e Ucrânia.
Pote 5: Brasil, República Dominicana, México e Porto Rico.
Pote 6: Austrália, França, Grécia e Turquia.