Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Polêmica!

Fiba diz que CBB perderá garantia de vagas em 2016 se não pagar dívida até julho

Agência Estado
22 jun 2015 às 13:23

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

As seleções brasileiras masculina e feminina de basquete só terão as tradicionais vagas dadas ao país-sede de uma Olimpíada em 2016, nos Jogos do Rio, se a Confederação Brasileira (CBB) pagar uma dívida que tem com a Federação Internacional de Basquete (Fiba). Foi isso o que decretou a principal entidade da modalidade no mundo nesta segunda-feira, em documento no seu site oficial.

A história é antiga e já vinha sendo especulada nos últimos meses. A relutância da Fiba em garantir as vagas na chave masculina e feminina do basquete no Rio-2016 já havia levantado a suspeita de que o problema seria uma dívida da CBB com a entidade. A confirmação veio nesta segunda, após uma reunião do Comitê Executivo da federação internacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A dívida seria de cerca de US$ 2 milhões (RS 6,15 milhões) e referente ao convite dado ao País para a participação no Mundial masculino do ano passado, na Espanha. Na ocasião, o Brasil falhou na tentativa de garantir a classificação na quadra, com uma campanha vexatória na Copa América de 2013, e só pôde disputar o torneio depois de ser convidado pela Fiba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova polêmica

O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul


Só que para garantir essas duas vagas no Rio, a CBB terá que se apressar, já que a Fiba estipulou um prazo para que a dívida seja paga: 31 de julho. Se isso não acontecer, as seleções terão que disputar a classificação nos torneios Pré-Olímpicos das Américas. A edição masculina acontece de 31 de agosto a 12 de setembro no México, enquanto a feminina será no Canadá, entre 9 e 16 de agosto.

"A Fiba recebeu o pedido da CBB sobre o torneio olímpico de basquete no Rio. O Comitê Executivo notou que a CBB tem uma rica história esportiva no basquete, mas que a federação tem dívidas significativas com a Fiba. Um prazo para o dia 31 de julho foi estabelecido para a CBB acertar isso, para garantir vagas automáticas no Rio-2016. O Comitê Executivo expressou que espera que os times da sede estejam na próxima Olimpíada", dizia a nota no site da Fiba.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade