Fabiana Murer conquistou nesta quinta-feira o título da Diamond League, o circuito que reúne a elite do atletismo mundial, ao vencer a prova do salto com vara na etapa de Zurique, na Suíça. Assim, ela fechou uma temporada perfeita, em que foi campeã mundial indoor e ainda bateu seu recorde pessoal (4,85 metros). "Foi um ano ótimo. Ganhei as principais competições que disputei", comemorou a atleta brasileira.
Em Zurique, Fabiana Murer venceu a prova com a marca de 4,81 metros, superando a russa Svetlana Feofanova (4,71 metros) e a alemã Silke Spiegelburg (4,61 metros). Assim, a brasileira somou a sua quarta vitória na Diamond League, após levar o título também em Mônaco, Roma e Eugene - ainda foi prata em Gateshead e bronze em Estocolmo. Diante disso, fechou o circuito como a melhor do salto com vara.
"Comecei a temporada sem pensar em ser campeã da Diamond League, mas queria saltar alto com regularidade. Em Mônaco (a 10ª etapa, disputada no dia 22 de julho) eu comecei a achar que poderia ganhar. Estava na frente, embora eu soubesse que a briga com a Feofanova e a Silke seria bem dura", contou Fabiana Murer, que terminou o circuito com 23 pontos somados, contra 14 da rival russa e 11 da alemã.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
"Antes da competição, eu estava muito nervosa, sabia que tinha de estar entre as primeiras. Consegui fazer tudo de primeira. Foi super bom", revelou Fabiana Murer, que não deu chances para as adversárias e dominou completamente a prova disputada nesta quinta-feira em Zurique. Como prêmio pela vitória na Diamond League, ela ganhou um cheque de US$ 40 mil e uma taça em forma de diamante. "O troféu é lindo."
Agora, depois da conquista do título da Diamond League, Fabiana Murer disputará mais duas competições na Europa: em Rieti, na Itália, e em Split, na Croácia, respectivamente nos dias 29 de agosto e 4 de setembro. Depois, ela encerra a temporada em casa, durante o Troféu Brasil de Atletismo, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro, em São Paulo.