O Autódromo Internacional Ayrton Senna será o palco da última e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, neste domingo, a partir das 13h15. A corrida promete ter muita emoção e equilíbrio entre os três pilotos que brigam pelo título.
Para o ibiporãense Leandro Totti, bicampeão da categoria e líder da temporada, é a chance de coroar o ano com uma grande vitória em casa e fazer a festa junto com a torcida. Mesmo com 327 pontos, Totti sabe que não terá vida fácil pela frente em virtude da força dos concorrentes.
Paulo Salustiano aparece em segundo com 317 pontos e logo atrás vem o companheiro de Totti, Felipe Giaffone, com 316. Como 53 pontos estarão em disputa na etapa, tudo pode acontecer.
Leia mais:
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
"Não é porque corro em casa que tenho alguma vantagem. Todos conhecem bem a pista e têm as mesmas chances que eu", apontou Leandro Totti, piloto do caminhão 73 da MAN/Volkswagen. "Só torço para não chover. Com chuva você segura um pouco mais e quem não tem nada a perder arrisca tudo. Além de atrapalhar o evento". A previsão da meteorologia é que o domingo em Londrina será nublado, com pancadas de chuva e trovoadas à tarde.
O vice-líder Paulo Salustiano ressaltou a categoria dos adversários e o acertos dos seus caminhões e revelou um carinho especial pelo autódromo londrinense, onde conquistou sua primeira vitória na categoria, em 2013. "Gosto muito desta pista e voltar aqui é sempre especial. Acredito que será uma grande corrida e estou na luta pelo título. Vou brigar de igual para igual", prometeu o piloto da Mercedes Benz.
Para Felipe Giaffone, as suas chances de título são pequenas e por isso não há outra alternativa a não ser arriscar tudo na última prova. "De novo vou para o tudo ou nada. Não fiz as contas, pois são muitas as possibilidades e, além de dar tudo certo para mim, ainda tenho de contar com a sorte", frisou o paulista, que foi o que mais ganhou no ano com quatro vitórias – uma, inclusive, em Londrina - e que busca o tetracampeonato da Truck.
De acordo com o regulamento, não há o uso do restritor de potências nos caminhões dos três primeiros colocados nesta última corrida, o que deixa a prova mais equilibrada. Como a etapa é divida em duas, o vencedor de cada uma delas ganha 25 pontos. Quem fizer a melhor volta ganha um ponto, assim como o pole-position.
A programação deste domingo no Autódromo Ayrton Senna começa a partir das 8h15, com várias atrações, como a Fórmula 4 Sul-americana, desfile dos pilotos da Fórmula Truck, Truck Teste, show de caminhões, entre outros eventos. Os ingressos de arquibancada podem ser comprados na rede de postos Petrobras, Lojas Bridgestone e nas bilheterias do autódromo.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local