Chris Froome está cada vez mais próximo de conquistar o seu terceiro título da Volta da França. Nesta quinta-feira, o britânico venceu um contra-relógio de montanha e abriu uma vantagem de praticamente insuperável de quase quatro minutos na 18ª das 21 etapas da edição de 2016 da principal prova de ciclismo do mundo.
Froome completou em 30mi43 o percurso entre Sallanches e a estação de esqui de Megeve. O britânico, então, venceu o seu segundo estágio neste ano, tendo concluído a etapa com uma vantagem de 21 segundos para o holandês Tom Dumoulin.
O britânico passou em quinto lugar no primeiro ponto de controle, mas claramente economizou energia para a segunda metade da etapa, surgindo na frente nos quilômetros finais. O italiano Fabio Aru, campeão da Volta da Espanha, terminou em terceiro lugar, 33 segundos atrás.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Esse foi o primeiro contra-relógio de montanha da Volta da França desde a prova de 2004. E exceto pela abertura plana de quatro quilômetros e por uma pequena descida no final, ela foi toda em subida.
Agora a vantagem de Froome na classificação geral é de 3min52 para o também holandês Bauke Mollema, difícil de ser tirada nas duas etapas finais nos Alpes, que antecedem o estágio de domingo, tradicionalmente de caráter protocolar e festivo, com a conclusão da Volta da França na Champs-Elysées, em Paris.
O britânico Adam Yates se manteve em terceiro lugar, 4min16 atrás, e o colombiano Nairo Quintana, duas vezes vice-campeão, é o quarto melhor na classificação geral, com uma desvantagem de 4min37.
O outro estágio vencido por Froome neste ano foi o oitavo, nos Pirineus. E em 2013, quando assegurou o seu primeiro título da Volta da França, também triunfou em um contra-relógio. Também tendo sido campeão no ano passado, o britânico agora está próximo de garantir o seu terceiro título da Volta da França nos últimos quatro anos.
Após a realização do 18º estágio, o polonês Rafal Majka continua com a camiseta branca de bolinhas vermelhas (melhor montanista), enqianto Yates segue com a branca (melhor jovem). A camiseta verde (melhor velocista) é do eslovaco Peter Sagan e a Movistar mantém-se como melhor equipe até o momento.
Nesta sexta-feira, a 19ª etapa da Volta da França terá um percurso de 146 quilômetros ao longo de quatro subidas de Albertille até Saint-Gervais Mont Blanc.