Pesquisar

Canais

Serviços

Fim da parceria

Globo desiste de renovar acordo para transmissão da Fórmula 1

Folhapress
28 ago 2020 às 08:51
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

Após anunciar que abriu mão dos direitos de transmissão da Copa Libertadores e recorrer à Justiça para não pagar uma parcela do seu contrato com Fifa, a Globo informou aos seus parceiros comerciais que deixará de exibir corridas da F-1 a partir de 2021.


A informação foi publicada inicialmente pelo site Meio&Mensagem e confirmada pela reportagem nesta quinta-feira (27).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A emissora carioca tem contrato com a FOM (Formula One Management), braço comercial da categoria e que pertence ao grupo Liberty, até o fim desta temporada, em dezembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


No entanto, já avisou as suas anunciantes (Santander, Itaipava, Nivea, Renault e Tim) que não conseguiu chegar a um acerto para renovação do vínculo, em negociação desde o ano passado.

Publicidade


Como a próxima temporada só deverá começar em março de 2021 e a emissora brasileira representa um mercado significativo para a categoria, não está descartada a possibilidade de as partes reabrirem negociações.


A Globo fatura aproximadamente R$ 500 milhões com as cinco empresas e não registrou queda de audiência recentemente, mesmo sem a presença de brasileiros no grid nas duas últimas edições.

Publicidade


Segundo o PNT (Painel Nacional de Televisão), as transmissões da Globo alcançaram 98 milhões de pessoas nas 21 provas de 2019, melhor índice em oito temporadas e 13% acima do registrado em 2018.


Neste ano, a emissora marcou seu melhor desempenho na prova mais recente. O GP da Espanha atingiu 11 pontos em média em São Paulo (28% dos televisores), segundo o Ibope.

Publicidade


Assim como ocorreu com outros eventos do seu portfólio, porém, a empresa entende que os valores pedidos pela FOM estão fora do alcance num momento de crise econômica agravada pela pandemia.


A Globo transmite a F-1 desde 1972. No ano de 1980, a emissora abriu mão da competição, e a Band assumiu sua transmissão. Na ocasião,

Publicidade


Nelson Piquet ficou perto do título. A emissora carioca resolveu, então, voltar a investir no esporte a partir de 1981. Assim, pôde exibir a primeira conquista de Piquet.


Procuradas pela reportagem nesta quinta-feira, Globo e FOM não se manifestaram até a publicação deste texto.

Publicidade


O Brasil ficou fora do calendário de 2020 da F-1 por causa da pandemia, e não há uma prova garantida no país para o próximo ano.


O contrato da FOM com a Prefeitura de São Paulo para realizar o GP Brasil em Interlagos se encerra neste ano. A Interpub, empresa que organiza a corrida na capital paulista, avalia que sem TV aberta, principalmente a Globo, a prova poderá perder público e patrocinadores.

A empresa Rio Motorsports, que venceu a licitação para construir um autódromo no Rio de Janeiro (ainda sem autorização ambiental para sair do papel) e quer levar a F-1 para a cidade, também surge como potencial candidata a assumir os direitos de TV da categoria. Recentemente, a empresa adquiriu os direitos para exibir a Moto GP e as repassou ao canal Fox Sports, do grupo Disney.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade