Poderia ser uma rodada com oito brasileiros em quadra, em sete jogos diferentes da NBA, um momento histórico para o basquete do País. Mas o sábado à noite expôs a péssima fase vivida por Anderson Varejão e companhia na principal liga dos Estados Unidos. Dos oito, só um foi titular, o armador Raulzinho, no Utah Jazz.
Leandrinho Barbosa não repetiu a atuação de sexta-feira, quando fez 21 pontos, e diante o Sacramento Kings anotou apenas cinco nos 21 minutos nos quais ficou em quadra. O Golden State Warriors venceu mais uma vez bem, por 120 a 101, em Oakland, alcançando sua 19.ª vitória seguida no início da temporada. O recorde histórico da NBA até este ano era 17.
Stephen Curry vem jogando mais que todos os brasileiros juntos e anotou mais 19 pontos, numa partida na qual ficou só 30 minutos em quadra. Draymond Green brilhou com um 'triple-double' de 11 assistências, 12 rebotes e 13 pontos.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Todos os oito brasileiros somados não fizeram tanto. Na vitória do Toronto Raptors sobre o Washington Wizards, por 84 a 82, na capital dos EUA, nenhum entrou em quadra. Lucas Bebê ficou no banco do Toronto, enquanto Nenê foi colocado como "inativo" pelo Washington por conta da uma lesão na panturrilha e deve perder alguns jogos. Bruno Caboclo nem foi relacionado.
Em Cleveland, LeBron James marcou 26 pontos, sendo os dois últimos a 1s do estouro do cronômetro, e deu a vitória ao Cavaliers sobre o Brooklyn Nets, por 90 a 88. Anderson Varejão teve quatro míseros minutos em quadra e pegou três assistências.
Agora jogando pelo Atlanta Hawks, Tiago Splitter perdeu a chance de enfrentar o San Antonio Spurs, sua ex-equipe, porque está com uma lesão no quadril. Jogando em casa, o San Antonio ganhou por 108 a 88 e alcançou sua 14.ª vitória em 17 partidas, campanha só inferior à do Golden State no Oeste. No Leste, o Cleveland lidera com 13 vitórias em 17 possíveis.
O Los Angeles Lakers vive uma das piores fases da sua história, mas nem assim Marcelinho Huertas é chamado para jogar. No sábado à noite, só esquentou o banco na quinta derrota seguida do Lakers, para o Portland Trailblazers, por 108 a 96. Damian Lilard e CJ McCollum fizeram 29 e 28 pontos, respectivamente.
Por fim, o único titular: Raulzinho. Em sua primeira temporada na NBA, o armador segue titular do Utah Jazz, que no sábado à noite fez 101 a 87 no New Orleans Pelicans. O brasileiro fez quatro pontos, pegou dois rebotes e deu três assistências. A rodada ainda teve vitória do Dallas Mavericks por 82 a 81 sobre o Denver Nuggets.
Acompanhe os jogos de domingo na NBA:
Charlotte Hornets x Milwaukee Bucks
Los Angeles Clippers x Minnesota Timberwolves
Brooklyn Nets x Detroit Pistons
Orlando Magic x Boston Celtics
Toronto Raptors x Phoenix Suns
Memphis Grizzlies x Philadelphia 76ers
New York Knicks x Houston Rockets
Los Angeles Lakers x Indiana Pacers