Para conquistar bons resultados nas corridas da Stock Car, é fundamental ter um carro bem acertado. E entre os itens que exigem atenção das equipes estão os pneus, fornecidos exclusivamente pela Goodyear. Detalhes técnicos importantes, como calibragem, alinhamento e balanceamento, são primordiais para que os pneus não sofram desgaste prematuro e garantam um bom desempenho nas pistas.
"O desgaste de pneus durante a corrida está relacionado a fatores como a forma de guiar do piloto, o acerto do carro, temperatura e a pressão dos pneus. Para orientar as equipes nesses quesitos, a Goodyear possui um manual técnico que indica, entre diversos pontos, a pressão mínima a frio (18 psi) e condições de armazenamento", ressalta Vinícius Sá, gerente de Marketing de pneus de passeio da Goodyear.
As condições do asfalto também influenciam no desgaste. Para a próxima etapa da Stock Car, que acontece no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no dia 1º de julho, o especialista da Goodyear dá algumas dicas para garantir o melhor desempenho dos pneus. "A pista paranaense possui um asfalto bom e as zebras também não são altas. Mas ele é cheio de subidas e descidas e isso exige mais cuidado com os pneus. Há curvas em subidas e freadas em descidas e o carro precisa estar bem balanceado para não forçar mais um lado do que o outro", diz Vinícius Sá.
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É possível verificar tecnicamente quando a vida útil de um pneu de corrida ou de um carro de passeio chegou ao fim. Para isso, há um indicador de desgaste, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), que pode ser facilmente visualizado pelas equipes ou pelo consumidor. Como os pneus de competição são lisos, o TWI é um furo que se tampa com o desgaste. Já nos pneus de rua, as ranhuras se desgastam e a banda de rodagem se iguala com o TWI, que pode ser encontrado pelo sinal de um triângulo na lateral do pneu. Isso indica que está na hora de substituí-lo.
Nas ruas
Assim como acontece nas pistas, os pneus dos carros de passeio também se desgastam. Os fatores que podem acelerar esse processo são praticamente os mesmos dos observados na Stock Car. Entretanto, é importante que o condutor tenha o pneu adequado para cada tipo de veículo. Além disso, é preciso estar atento ao índice de carga e velocidade do pneu.
O motorista deve ficar atento também à calibragem dos pneus, que deve ser feita sempre a frio, e seguindo as instruções presentes no manual do veículo. "A pressão incorreta pode provocar o desgaste irregular dos pneus e, consequentemente, diminui sua vida útil", finaliza Vinícius Sá.