Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Confirmado!

Governo divulga nova lista do Bolsa Atleta com 95 do futevôlei

Agência Estado
19 jan 2017 às 16:04

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O governo federal publicou nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União, a lista de contemplados com o Bolsa Atleta pelo edital de modalidades não-olímpicas. A bolsa é referente aos resultados esportivos de 2015 e, pela primeira vez em três anos, o hiato entre a obtenção dos resultados e o início do pagamento das bolsas supera um ano.

Nos últimos anos, o Ministério do Esporte foi diminuindo esse hiato para que as bolsas fossem pagas sempre no ano seguinte à obtenção do resultado. Desta vez, com o atraso no processo, os atletas não-olímpicos que têm direito a bolsa passaram o ano de 2016 sem receber o benefício, podendo receber até 24 parcelas em 2017, referentes também aos resultados de 2016 - o edital costuma ser lançado no segundo semestre.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A lista publicada nesta quinta-feira contempla 1.071 atletas de modalidades que até o ano passado não eram olímpica. Entram na relação, portanto, também beisebol, caratê e skate, que estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Não foram concedidas bolsas a atletas de surfe e escalada esportiva, em contraponto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova polêmica

O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul


Chama a atenção o fato de que, dos 1.071 atletas, 95 são da modalidade futevôlei. Por ela não constar no programa dos Jogos Pan-Americanos (como beisebol, caratê, boliche e squash, por exemplo), só permite o pagamento de bolsas a atletas medalhistas em Campeonatos Sul-Americanos, Pan-Americanos e Mundiais, em três categorias etárias. Considerando que cada time tem quatro jogadores, são quase 24 equipes completas premiadas com bolsas de R$ 1.850 por atleta.


Na comparação com o ano passado, o número de contemplados subiu, de 1.001 para 1.071. Não há fator de comparação com os 734 de 2014 porque as regras mudaram, tornando "não-olímpicas" algumas modalidades que estão em confederações olímpicas (como canoagem polo, por exemplo).

Contando também o primeiro edital de 2016, quando 6.152 atletas foram contemplados, o programa fechou o ano com 7.223 bolsistas. Em 2015, haviam sido 7.094. O programa, porém, não voltou ao patamar de 2014, quando beneficiou 7.401 esportistas.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade