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Fórmula 1

GP da Áustria será o terceiro consecutivo com pneus macios e supermacios

LANCEPRESS!
15 jun 2015 às 15:48

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- Reprodução
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Pela terceira etapa seguida, os P Zero Amarelo macios e os P Zero Vermelho supermacios foram os escolhidos. As exigências aos pneus são relativamente baixas, com duas grandes retas e curvas relativamente lentas. O Grande Prêmio da Áustria reapareceu no calendário da Fórmula 1, no ano passado, pela primeira vez depois de 11 temporadas. Na prática, isso significa que as equipes, agora, poderão aproveitar os dados coletados em 2014 para começar a pensar em suas estratégias para a corrida. Depois do GP da Áustria, ainda ocorrerão os dois últimos testes do ano, na terça e na quarta-feira.

"O GP da Áustria encerra a sequência de pneus macios e supermacios deste meio de temporada, em que tivemos pistas bem diferentes. A estratégia dos pneus dependerá um pouco do clima: se estiver quente, provavelmente veremos eu a maioria dos pilotos deverá optar por duas paradas. Por outro lado, se estiver ameno, poderemos ter um equilíbrio entre um e dois pit-stops. A chuva costuma cair na Estíria nesta época do ano, como aconteceu nos treinos livres do ano passado. Por isso, as equipes devem estar preparadas para tudo", diz Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli.

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A superfície do Red Bull Ring é de baixa aderência e pouca abrasividade, com a pista se tornando gradativamente mais rápida, ao longo do fim de semana. Ainda que o asfalto seja novo, a pista tem uma série de ondulações, o que dificulta o trabalho de acerto do carro. Conseguir uma boa tração nas saídas de curvas é relativamente importante no Red Bull Ring, já que tem algumas curvas de baixa que terminam em retas rápidas. Uma aproximação cuidadosa para encontrar a tangente das curvas, de maneira a conseguir a melhor velocidade na saída sem destracionar, é fundamental para otimizar a vida útil dos pneus.

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O pneu supermacio é feito com composto com uma menor faixa de trabalho, e é capaz de atingir o máximo de desempenho mesmo em temperaturas mais baixas. Já o pneu macio tem um composto com uma faixa de trabalho maior, o que é adequado para temperaturas mais altas e condições de pista exigentes. Na Áustria, o clima pode ficar tanto quente quanto ameno, durante os três dias de atividades na pista.

O circuito de Spielberg tem o sentido horário, mas possui duas curvas importantes (a 5 e a 6) que são relativamente exigentes para os pneus montados nas rodas do lado direito do carro.


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