Com dois gols de Jonas, o Grêmio deixou o Avaí ainda mais perto da zona de rebaixamento ao vencer por 3 a 0, neste domingo, em Florianópolis. A derrota fez aumentar para dez a série consecutiva de partidas sem vitória da equipe catarinense, sendo nove pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa Sul-Americana. Foram sete derrotas e três empates, desempenho que pode causar a demissão do técnico Antônio Lopes nesta segunda-feira. Pelo menos este foi o pedido da torcida em protesto após o jogo no estádio da Ressacada: "adeus Lopes, adeus Lopes...". Foi a 16ª partida de Lopes no comando do Avaí com apenas quatro vitórias.
A vitória fez o Grêmio subir para a 11ª posição no Brasileirão, agora com 29 pontos. Na quarta-feira, em Porto Alegre, o time gaúcho jogará diante do Flamengo pela 24ª rodada. Já o Avaí caiu para 16º com 25 pontos. O time catarinense volta a jogar na quinta-feira, em Salvador, contra o Vitória. E o atacante Jonas, com os gols deste domingo, se tornou o artilheiro do Brasileirão, com 11.
O Avaí apostou na juventude de seu time, suportou bem a pressão inicial, porém sucumbiu a experiência dos principais jogadores da equipe gaúcha no primeiro tempo. O time catarinense criou boas oportunidades, mas esbarrou na boa defesa do Grêmio e na ineficiência de seus atacantes. O meia Jeferson, por exemplo, foi o primeiro a exigir grande defesa do goleiro Victor aos 12 minutos, quando recebeu um cruzamento do ala Patric e chutou para boa intervenção do gremista.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Aos 18 minutos, foi a vez do atacante Rafael Costa se aproveitar do erro na saída de bola do Grêmio. Ele invadiu a área e chutou para Victor evitar a abertura do placar. Mas aos 35 minutos veio a resposta do Grêmio. O atacante Jonas recebeu na entrada da área, avançou livrando-se de dois marcadores e chutou rasteiro para marcar o primeiro gol da partida.
Em desvantagem, o Avaí entrou completamente perdido no segundo tempo e não conseguiu esboçar uma reação. Coeso e com o jogo sob controle, o Grêmio marcou o segundo aos 19 minutos através de André Lima ao finalizar de cabeça uma cobrança de falta levantada na marca do pênalti pelo meia Douglas.
O segundo gol desajustou o Avaí por completo, sem forças para impedir o domínio gremista. Sem muitas dificuldades, o atacante Jonas fez o terceiro gol ao receber uma assistência Douglas em contra-ataque aos 27 minutos. Diante de uma defesa desarrumada, ele ainda teve tempo para parar e escolher o melhor ângulo e marcar seu segundo gol na partida. No restante do jogo, o que se viu foi um Grêmio absoluto em campo, embalado por um uníssono grito de olé de seus cerca de 1.500 torcedores.