Bastou um mau dia para Hamilton voltar seus pés ao chão. Após ter sua Mercedes apontada como melhor carro da temporada, Hamilton faz somente o sétimo melhor tempo, após 89 voltas e é levado de volta à garagem com problemas na caixa de câmbio. - Eu acho que nós temos um pacote forte, mas não sinto que é garantido que sejamos os caras à frente - comentou Lewis à Revista Autosport.
Antes do início dos testes no Bahrein, Hamilton foi o quinto piloto a mais andar nos testes, com 251 voltas (110 atrás do seu companheiro, Nico Rosberg, líder no quesito). Em tempos, a Mercedes conseguiu dois voltas mais rápidas em 8 dias de testes, atrás apenas da McLaren, com três. Mas, nada que anime muito o campeão de 2008 da categoria.
- Temos uma chance de lutar, mas nós simplesmente não sabemos onde estamos. Até agora não encontrei um equilíbrio que gostei. Neste ano nós perdemos muito downforce, e o carro naturalmente parece um pouco pior. Mas, na perspectiva com as outras equipes, é bom - completou Hamilton