Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Fórmula 1

Hamilton supera Ricciardo e fatura pole na Austrália; Felipe Massa é o 9º

Agência Estado
15 mar 2014 às 10:01

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A Mercedes voltou a mostrar força na abertura da temporada da Fórmula 1 ao conquistar a pole position para o GP da Austrália, com o britânico Lewis Hamilton, no treino classificatório deste sábado. Seu companheiro Nico Rosberg, da Alemanha, largará perto, do terceiro posto no grid. O brasileiro Felipe Massa, uma das apostas da F1 neste início de campeonato, vai sair apenas do 9.º lugar.

Mais rápido da sexta-feira, Hamilton cravou a primeira pole do ano com o tempo de 1min44s231. O piloto, contudo, quase foi surpreendido pelo local Daniel Ricciardo, grande surpresa deste sábado. O australiano, que está estreando na Red Bull, era dono da melhor marca do Q3 - 1min44s548 - até os últimos segundos da sessão, quando Hamilton mostrou grande ritmo e obteve o primeiro lugar no grid.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Enquanto Ricciardo surpreendia, seu companheiro Sebastian Vettel decepcionava os fãs. O tetracampeão não avançou ao Q3, o que não acontecia desde o GP da Bélgica de 2012, e obteve apenas o 13.º melhor tempo da classificação. O alemão acabará largando do 12.º posto, beneficiado pela punição aplicada a Valtteri Bottas. O finlandês trocou a caixa de câmbio e perdeu cinco posições, pulando do 10.º para o 15.º lugar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez


O bicampeão Fernando Alonso também não conseguiu repetir neste sábado, na molhada pista de Melbourne, o rendimento dos treinos livres. Assim, foi o quinto mais rápido, atrás do dinamarquês Kevin Magnussen, um dos estreantes do ano, que voltou a colocar a McLaren em evidência. Kimi Raikkonen, novo parceiro de Alonso na Ferrari, largará somente da 11.ª posição.

Publicidade


O mau tempo neste sábado atrapalhou o rendimento de diversas equipes durante as três sessões da classificação. Raikkonen foi um dos que mais sofreu, ao deixar a pista e acertar o muro de proteção, sem maior perigo. Bottas, companheiro de Massa, também derrapou.


No Q3, a chuva foi mais intensa, o que obrigou os pilotos a reduzirem o ritmo, apesar da briga pela pole. Massa teve dificuldades para segurar a sua Williams na pista e não conseguiu ir além do nono melhor tempo da sessão, embora tenha sido um dos grandes destaques dos testes de pré-temporada. Antes dos treinos livres, a equipe chegou a cogitar a possibilidade de pódio já nesta etapa de abertura do Mundial de Fórmula 1.

Publicidade


Outra decepção do treino foi a Lotus. A equipe que menos completou voltas na pré-temporada repetiu o desempenho ruim das sessões livres neste sábado e ficou no pelotão traseiro do grid. O venezuelano Pastor Maldonado não chegou a registrar tempo e vai amargar no domingo a última colocação na largada.


O francês Romain Grosjean chegou a ir para a pista no Q1, mas fez o pior tempo da sessão. Obteve o 21.º e penúltimo lugar. No entanto, largará em 20.º por causa da punição aplicada ao mexicano Esteban Gutierrez, também por ter trocado a caixa de câmbio. O piloto da Sauber vai largar do 21.º posto.

Publicidade


A primeira corrida da temporada 2014 será disputada na madrugada deste domingo. A largada está marcada para as 3 horas (de Brasília), com previsão de chuva para a pista de Melbourne.


Confira o grid de largada do GP da Austrália:

Publicidade


1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)


2º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

Publicidade


3º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)


4º - Kevin Magnussen (DIN/McLaren)

Publicidade


5º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)


6º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)


7º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India)


8º - Danill Kvyat (RUS/Toro Rosso)


9º - Felipe Massa (BRA/Williams)


10º - Jenson Button (ING/McLaren)


11º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)


12º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)


13º - Adrian Sutil (ALE/Sauber)


14º - Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)


15º - Valtteri Bottas (FIN/Williams)


16º - Sergio Perez (MEX/Force India)


17º - Max Chilton (ING/Marussia)


18º - Jules Bianchi (FRA/Marussia)


19º - Marcus Ericsson (SUE/Caterham)


20º - Romain Grosjean (FRA/Lotus)


21º - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)

22º - Pastor Maldonado (VEN/Lotus)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade