Quando a ATP divulgar o ranking mundial após a final do Aberto dos Estados Unidos, mais uma vez quem estará no topo da lista será Novak Djokovic. Com a vitória contra Stanislas Wawrinka pela semifinal do torneio norte-americano, o sérvio além de garantir lugar na final também conseguiu assegurar sua posição à frente dos demais tenistas.
Djokovic esteve na final do ano passado, sendo assim ele precisava defender seus 1200 pontos conquistados naquela ocasião para ficar com um total de 10908 pontos. Dessa maneira ele não poderá ser ultrapassado por Rafael Nadal, que precisava vencer o Major e que Djoko caísse na semifinal para recuperar o posto de melhor do mundo. Agora mesmo que Nadal se sagre campeão só chegará aos 10860 pontos, não suficientes para ultrapassar o sérvio.
O número um do mundo assegurou a colocação por pelo menos mais um mês e irá igualar o recorde de Nadal, que é de 102 semanas como primeiro da lista. Ele também passará Andre Agassi, que ficou 101 semanas na ponta. A próxima semana será a 99ª semana de Djoko liderando o ranking.