A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) será novamente a fornecedora oficial de combustível durante a temporada 2010 da Fórmula Indy, que começa no domingo (dia 14), em São Paulo. Com o novo acordo, a Indy vai continuar a utilizar o etanol de cana-de-açúcar para abastecer seus carros, inclusive em seu evento principal, as 500 milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos.
"Estamos satisfeitos em continuar nossa parceria com a Indy, categoria que dá grande exposição para os combustíveis limpos e renováveis desde 2007. Com o etanol de cana-de-açúcar, as corridas terão a vantagem de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 61% em comparação à gasolina, como reconheceu recentemente a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency, EPA). Além de ser um combustível verde, o índice de octanagem do etanol é superior ao da gasolina, o que melhora o desempenho dos carros de competição," afirmou o presidente da Unica, Marcos Jank. A Única já havia fornecido etanol para a Fórmula Indy em 2009 em acordo firmado com a Indy Racing League (IRL).
O acordo prevê que a Unica deve cobrir o custo de aproximadamente 200 mil litros de etanol, que serão usados em 2010 pela IndyCar Series, além do diesel renovável para a frota de caminhões que transportam carros, equipamentos e combustível para todas as corridas da temporada. A marca institucional do etanol de cana-de-açúcar ("sugarcane ethanol"), da Unica, também será exposta em todos os eventos da Indy, além de outras considerações promocionais.
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O etanol de cana-de-açúcar vai abastecer 16 das 17 corridas da Indy na temporada 2010, incluindo as 500 milhas de Indianápolis. A única corrida que não entra no acordo para usar prioritariamente o etanol de cana é a Iowa Corn Indy 250, que tem acordo separado de patrocínio e vai utilizar o etanol de milho produzido nos Estados Unidos.