Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
O mais novo bicampeão

Inspirado por Schumacher, Vettel faz história na F1

Agência Estado
09 out 2011 às 15:52

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O alemão Sebastian Vettel nunca escondeu a idolatria pelo compatriota Michael Schumacher, de quem colecionava pôsteres durante a infância em Heppenheim, no sul da Alemanha. Neste domingo (9), no entanto, o antigo admirador reafirmou o status de ídolo e conseguiu algo que nem o heptacampeão Schumacher alcançou: sagrou-se o mais novo bicampeão mundial na história da Fórmula 1, com apenas 24 anos.

Esta conquista começou há muito tempo, quando Vettel, ainda criança, passou a participar de corridas de kart. Mas foi na adolescência que ocorreu um fato que mostrou sua qualidade e viria a ser decisivo para dar sequência à carreira de piloto. "Eu disputei uma corrida de kart no kartódromo de Michael (Schumacher), em Kerpen, e venci com pneus lisos quando chovia", conta o alemão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E foi justamente o heptacampeão Schumacher, hoje adversário de Vettel na Fórmula 1, que tomou a iniciativa de apresentá-lo a Gerhard Noach, o mesmo empresário que o ajudou no começo de carreira. "Meu pai trabalhava e era Gerhard quem passou a me acompanhar nas corridas de kart", lembra o atual piloto da Red Bull.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez

Imagem de destaque
Com 500 pontos

Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana

Imagem de destaque
Londrina terá 200 atletas

Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta

Imagem de destaque
Saiba como se inscrever

Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina


Na prova de Kerpen, Vettel quase teve o desempenho prejudicado por causa da idolatria à Ferrari de Schumacher. "Eu era fã de Michael e da Ferrari, usava regularmente o boné de Michael. Quando alinhei o kart e depois parei no grid, tirei o capacete e pedi o boné. Mas logo em seguida recebemos ordem para iniciarmos a volta de apresentação", revela. Ele, então, tirou o boné e, sem saber o que fazer, colocou no banco, vestiu o capacete e correu assim. "Aquele volume incomodou bastante no começo."

Publicidade


Apesar do fanatismo pela escuderia italiana, Vettel veio a brilhar justamente pela equipe que, ao lado da McLaren, impediu a hegemonia da Ferrari nos últimos anos. Antes mesmo de se tornar piloto da Red Bull, a empresa austríaca já estava investindo no futuro do piloto. "Apoiamos Sebastian desde a Fórmula BMW, depois Fórmula 3 Europeia e a World Series. É um dos nossos maiores talentos", afirma Helmuth Marko, responsável pelo programa de formação de jovens talentos do time.


Vettel representa, talvez, o melhor resultado da estratégia agressiva da empresa, que passou a investir em diversas frentes esportivas nos últimos anos. Mas seu início na Fórmula 1 não aconteceu na escuderia. Ainda sem experiência, o piloto começou na Toro Rosso, uma espécie de "filial" pertencente à "matriz" Red Bull. E foi justamente nesta equipe que ele conseguiu sua primeira vitória.


Ainda sem figurar entre os principais pilotos da categoria, Vettel tinha apenas 21 anos quando venceu o conturbado GP da Itália de 2008, disputado sob forte chuva, tornando-se o mais jovem a ganhar uma prova na história da categoria. O desempenho chamou a atenção da Red Bull, que apostou em sua contratação, no ano seguinte, para tornar-se a principal equipe da Fórmula 1.

Desde então, o alemão firmou-se definitivamente como um dos principais nomes do automobilismo mundial, o que pôde ser comprovado com o título antecipado deste ano, quando teve amplo domínio sobre os adversários e chegou ao bicampeonato. Agora, se mantiver o rendimento nas próximas temporadas, Vettel terá a chance de se consolidar como um dos maiores pilotos na história da categoria, igualando-se finalmente a seu ídolo Schumacher, que é dono do recorde de sete títulos da Fórmula 1.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade