Londrina recebeu nesta quinta-feira (23), Jadel Abdul Ghani Gregório, um dos maiores nomes do atletismo do Brasil. O recordista sul-americano e brasileiro do salto triplo vem a Londrina para treinar na pista da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob orientação do técnico e doutor em Ciência do Treinamento Desportivo, Antônio Carlos Gomes, visando às competições como os Jogos Olímpicos de Londres.
Jadel Gregório é um dos maiores atletas da história do atletismo nacional. No Grande Prêmio Brasil de Atletismo, realizado em Belém, em 20 de maio de 2007 ele quebrou o recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo, conseguindo a marca de 17,90 metros. O recorde anterior foi conquistado 32 anos atrás por João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que em 1.975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México, alcançou a marca de 17,89 metros, estabelecendo o então recorde mundial da prova.
O atleta ressaltou estar feliz por treinar em Londrina. "Estou contente em estar em Londrina e de ter o apoio da Universidade Estadual de Londrina e do meu técnico. Espero que com essa atitute possa chamar mais jovens para participar do esporte", declarou Jadel.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
O salto recorde transformou Jadel no 6º melhor atleta da História da prova na época, atrás apenas de Jonathan Edwards (18,29m), Kenny Harrison (18,09m), Willie Banks (17,97m), Khristo Markov (17,92m) e James Beckford (17,92m).
Ele foi medalha de ouro nos Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro de 2007; foi prata no campeonato mundial de Osaka em 2007.
Histórico de Jadel Gregório
O atleta tem a sexta melhor marca da história do salto triplo no mundo com 17,90 metros. É campeão Panamericano de salto triplo (2007); foi recordista Brasileiro e Sul Americano em 2007. Em 2005, ficou em sexto lugar no Campeonato Mundial de Helsínque, foi Campeão do Troféu Brasil na categoria de melhor salto do mundo medindo 17,73 metros, ganhou a medalha de ouro no Grande Prêmio Estocolmo de Atletismo com salto de 17,48 metros, medalha de ouro no Grande Prêmio de Lausane de Atletismo e medalha de prata no mundial de Budapeste, ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas e foi campeão Panamericano em San Domingo.
Histórico do técnico
O responsável pelo preparo técnico do atleta é o professor e doutor em Ciência do Treinamento Desportivo Antônio Carlos Gomes. O técnico é mestre em pedagogia do Treinamento Desportivo e campeão Brasileiro de Futebol como consultor científico pelo Sport Clube Corinthians Paulista, onde é consultor desde 2011. No ano passado, foi consultor científico do Comitê Olímpico Brasileiro e é autor de mais de 20 livros na área do esporte de alto rendimento, além de campeão de outros títulos como Copa Libertadores das Américas, em 2005.