O brasileiro João Gomes Júnior cumprirá seis meses de suspensão por doping e não disputará as principais competições da temporada pré-olímpica da natação, o Mundial de Kazan, na Rússia, e o Pan de Toronto, no Canadá, ambos em julho. O julgamento foi realizado nesta sexta-feira, em painel da Federação Internacional de Natação (Fina), em Lausanne (Suíça).
Gomes Júnior, especialista no nado peito, foi flagrado em exame realizado durante o Mundial em Piscina Curta disputado em dezembro, no Catar. No teste foi encontrada a substância hidroclorotiazida, um diurético. Além da suspensão, válida até o dia 3 de junho, o nadador perderá as medalhas que conquistou em Doha.
Mas, apesar da suspensão do nadador, o Brasil não perderá as medalhas conquistadas por ele na competição. Gomes Júnior participou das eliminatórias de três revezamentos em que o País ganhou o ouro - 4 x 50 m medley masculino, 4 x 100 m medley masculino e 4 x 50 m medley misto. Assim, a histórica primeira colocação geral do Brasil em um Mundial foi mantida.