Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Padrões mundiais

Jogadores de bocha de Londrina ganham cancha oficial

Folha Norte
20 mar 2010 às 09:29
Continua depois da publicidade

Um esporte pouco divulgado começa a ganhar visibilidade em Londrina. No último final de semana a cidade ganhou uma cancha oficial de bocha localizada na avenida Henrique Mansano, ao lado do autódromo Ayrton Senna (região Norte). O espaço construído pela prefeitura foi inaugurado no último final de semana com um campeonato promovido pela Federação Paranaense de Bocha.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Com duas quadras de 24x4 metros e piso acarpetado, a cancha de bocha possui estrutura dentro dos padrões mundiais e ficará aberta durante toda a semana para atender pessoas interessadas em aprender as regras do esporte. As partidas são disputadas por duas pessoas ou equipes que arremessam bochas com o desafio de aproximá-las de um bolim (bola pequena) lançado anteriormente por uma dos participantes.

Continua depois da publicidade


"A bocha é um esporte maravilhoso que pode ser praticado por pessoas de 8 a 80 anos. É uma atividade que funciona como uma terapia para o corpo e a mente, pois além dos movimentos físicos trata-se de um jogo estratégico", destaca a presidente da Associação dos Amigos da Bocha de Londrina, Rosecleir Moreira Fonseca. A associação conta com 24 atletas oficiais e cerca de 50 praticantes amadores.


A construção da nova cancha atende a uma antiga reivindicação da associação. "A gente não tinha onde jogar bocha em Londrina e para treinar para os campeonatos era necessário alugar vans e viajar até Maringá. Agora não será mais necessário fazer isso", diz Rosecleir. Ela conta que começou a jogar bocha há cinco anos ao acompanhar algumas amigas em competições. "Acabei me apaixonando pelo esporte aos 50 anos. A gente acaba fazendo muitas amizades e aproveita melhor os momentos de lazer", afirma Rosecleir, que também é funcionária pública.


Campeonatos estaduais

Continua depois da publicidade


Atualmente Londrina é representada nos campeonatos estaduais de bocha por seis atletas titulares e seis reservas. Uma das atletas é a cambeense Maria Cristina Toledo, 22 anos. Ela conta que descobriu o esporte através da avó, da mãe e das tias que jogam bocha há anos. "É muito legar jogar bocha. No começo eu pensava que era um esporte mais para idosos, mas depois percebi que é interessante para todas as idades. Eu comecei a jogar aos 15 anos e nunca mais parei", diz.


O técnico da Associação dos Amigos da Bocha de Londrina, José Pedro da Fonseca afirma que serão formados vários novos grupos para a prática do esporte. "Pretendemos formar turmas de mulheres, jovens, crianças e idosos. As aulas serão gratuitas e acontecerão na nova cancha. Não é necessário preparo físico e nem saber as regras do jogo, que serão ensinadas durante as atividades", destaca. Segundo ele, as aulas serão ministradas de terça-feira a domingo, a partir das 10 horas. Mais informações pelos telefones. 9942-3220 ou 9995-7387.


Histórico da Bocha

A bocha tem sua origem em 3 a 4 mil anos a.C. no Egito e na Grécia Antiga. A bocha como esporte surge na Itália, na época dos Césares. Com a expansão do exército romano, a modalidade foi difundida pela Europa. Em 1500, o esporte já era praticado na França, Espanha, Portugal e Inglaterra, com diversas alterações na regra que culminaram na popularidade que o esporte tem atualmente.


Veja mais vídeos sobre esportes

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade