Um esporte pouco divulgado começa a ganhar visibilidade em Londrina. No último final de semana a cidade ganhou uma cancha oficial de bocha localizada na avenida Henrique Mansano, ao lado do autódromo Ayrton Senna (região Norte). O espaço construído pela prefeitura foi inaugurado no último final de semana com um campeonato promovido pela Federação Paranaense de Bocha.
Com duas quadras de 24x4 metros e piso acarpetado, a cancha de bocha possui estrutura dentro dos padrões mundiais e ficará aberta durante toda a semana para atender pessoas interessadas em aprender as regras do esporte. As partidas são disputadas por duas pessoas ou equipes que arremessam bochas com o desafio de aproximá-las de um bolim (bola pequena) lançado anteriormente por uma dos participantes.
"A bocha é um esporte maravilhoso que pode ser praticado por pessoas de 8 a 80 anos. É uma atividade que funciona como uma terapia para o corpo e a mente, pois além dos movimentos físicos trata-se de um jogo estratégico", destaca a presidente da Associação dos Amigos da Bocha de Londrina, Rosecleir Moreira Fonseca. A associação conta com 24 atletas oficiais e cerca de 50 praticantes amadores.
Leia mais:
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
A construção da nova cancha atende a uma antiga reivindicação da associação. "A gente não tinha onde jogar bocha em Londrina e para treinar para os campeonatos era necessário alugar vans e viajar até Maringá. Agora não será mais necessário fazer isso", diz Rosecleir. Ela conta que começou a jogar bocha há cinco anos ao acompanhar algumas amigas em competições. "Acabei me apaixonando pelo esporte aos 50 anos. A gente acaba fazendo muitas amizades e aproveita melhor os momentos de lazer", afirma Rosecleir, que também é funcionária pública.
Campeonatos estaduais
Atualmente Londrina é representada nos campeonatos estaduais de bocha por seis atletas titulares e seis reservas. Uma das atletas é a cambeense Maria Cristina Toledo, 22 anos. Ela conta que descobriu o esporte através da avó, da mãe e das tias que jogam bocha há anos. "É muito legar jogar bocha. No começo eu pensava que era um esporte mais para idosos, mas depois percebi que é interessante para todas as idades. Eu comecei a jogar aos 15 anos e nunca mais parei", diz.
O técnico da Associação dos Amigos da Bocha de Londrina, José Pedro da Fonseca afirma que serão formados vários novos grupos para a prática do esporte. "Pretendemos formar turmas de mulheres, jovens, crianças e idosos. As aulas serão gratuitas e acontecerão na nova cancha. Não é necessário preparo físico e nem saber as regras do jogo, que serão ensinadas durante as atividades", destaca. Segundo ele, as aulas serão ministradas de terça-feira a domingo, a partir das 10 horas. Mais informações pelos telefones. 9942-3220 ou 9995-7387.
Histórico da Bocha
A bocha tem sua origem em 3 a 4 mil anos a.C. no Egito e na Grécia Antiga. A bocha como esporte surge na Itália, na época dos Césares. Com a expansão do exército romano, a modalidade foi difundida pela Europa. Em 1500, o esporte já era praticado na França, Espanha, Portugal e Inglaterra, com diversas alterações na regra que culminaram na popularidade que o esporte tem atualmente.