A abertura dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) aconteceu na noite de quinta-feira (3), na Universidade Positivo, em Curitiba. Durante três dias (sexta-feira, sábado e domingo), 1.100 atletas de 34 municípios disputarão nas modalidades atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futsal, goalball, golf 7, handebol DI, handebol - cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa, vôlei, xadrez. Nesta edição, o Parajaps contará com a maior participação de paratletas, se mantendo como o principal evento do paradesporto no Paraná.
A maioria das competições acontece no ginásio da Universidade Positivo, mas algumas modalidades vão promover disputas no Ginásio da Copel do Campo Comprido, no Clube Três Marias, na Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná e no Parque Iguaçu. Atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, handebol, natação, parabadminton e voleibol paraolímpico acontecem na Universidade Positivo. Futsal DI será disputado no Ginásio da Copel. Paracanoagem está agendado para acontecer no Parque Iguaçu e a sede do goalball DV será o clube Três Marias.
Algumas modalidades terão jogos em mais de um lugar. Como é o caso do golf 7 que será disputado na Universidade Positivo e na sede da SEET. O tênis de mesa e o xadrez acontecem na Universidade Positivo e no Clube Três Marias. A expectativa do evento é grande, pois envolve atletas de rendimento que já disputaram Jogos Parapan-americanos e Paralimpíadas.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
O secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Aluisio Dutra, argumentou que é uma honra para a cidade sediar os Parajaps 2015. "Vamos desfrutar de momentos muito especiais onde nossos paratletas são os protagonistas", enfatozou.