A ex-ginasta e esquiadora brasileira, Lais Souza, retorna ao Brasil na manhã deste sábado, quase um ano depois do acidente que a deixou paraplégica, enquanto treinava para a disputa dos Jogos de Inverno, em Sochi.
Passada a fase aguda do tratamento, em março de 2014, a decisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) de manter Lais Souza nos Estados Unidos, sob os cuidados do Miami Project Cure Paralysis, da Universidade de Miami, foi permitir que Lais tivesse acesso ao que há de mais moderno no mundo em termos de tratamento para lesões na medula.
Lais chega ao Rio de Janeiro após o fim do tratamento a que foi submetida em Miami (EUA). O procedimento foi encerrado no dia 4 de dezembro, quando foi realizada a terceira e última intervenção cirúrgica para a implantação de células-tronco.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Com isso, encerra-se o prazo de permanência de Lais nos Estados Unidos, programado para vencer no dia 24 de dezembro. Portanto, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu trazer a ex-atleta de volta ao país. Havendo a necessidade de retorno de Lais Souza aos Estados Unidos para a revisão de seu quadro clínico, ou mesmo em caso de início de outro protocolo, o COB afirma que prestará a atleta o apoio necessário para a viagem e tratamento.