O piloto de Ibiporã, Leandro Totti, terá um desafio a mais na etapa de Londrina da Fórmula Truck, que acontecerá neste domingo (17), no Autódromo Ayrton Senna. A prova contará com um restritor de sucesso, ou seja, reduzir a potência dos motores instalado na turbina. A iniciativa foi inaugurada em Brasília, na segunda prova da temporada.
Desta forma, Leandro Totti (RM Competições), que lidera o campeonato com 80 pontos utilizará seis milímetros (74mm) mais estreito do que os outros, o que significa uma perda de algo em torno de 70 cavalos. Djalma Fogaça (DF Motorsport), segundo colocado na classificação com 78 pontos, perderá menos: cerca de 50 cavalos (restritor de 76mm), enquanto Beto Monteiro (Lucar Motorsports), o terceiro, usará a abertura reduzida para 78mm, terá a menos algo em torno de 30 cavalos. Os demais pilotos, do quarto colocado na tabela geral em diante, terão a regulamentar abertura de 80 milímetros na entrada do turbo.
"Na prova passada, o Felipe Giaffone (RM Competições) utilizou o redutor enquanto eu não usei e a equipe aproveitou a telemetria para analisarmos todo o desempenho e percebemos que nossa maior dificuldade era de reta. Acreditamos que em Londrina, que não possui retas longas, não teremos muita diferença e o time trabalhou em cima disso e por isso que acredito que não irá interferir muito no nosso desempenho e espero estar brigando pela vitória", afirmou Totti.
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"Vamos buscar uma vitória que está batendo na trave em todos os anos. Espero me classificar bem para brigar na frente e nosso objetivo é sair de Londrina com boa pontuação para permanecer na liderança ou continuar entre os três primeiros", finalizou o piloto paranaense.
Os treinos livres acontecem nesta sexta-feira enquanto o terceiro teste acontecerá no sábado pela manhã. Os tempos conquistados neste treino servem para definir o posicionamento dos grupos A e B. A série A terá os caminhões que terminarem nas posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º etc) e a B os pares (2º, 4º, 6º, 8º etc). A definição do grid de largada começa às 13h30, com os caminhões do Grupo A com direito a 15 minutos na pista para fazer o melhor tempo possível, pois os cinco mais velozes de cada grupo passam para o Top Qualifiyng, que definirá o pole position e dará o primeiro ponto do final de semana.