O Instituto Londrinense de Instrução e Trabalhos para Cegos (ILITC), em parceria com o Colégio Mãe de Deus (CMD), realiza neste final de semana o Campeonato Regional Sul de Goalball, masculino e feminino. É o primeiro ano que o campeonato é disputado em Londrina, no ginásio do CMD.
O Goalball surgiu logo após o fim da II Guerra Mundial e tinha como objetivo ocupar desportivamente os homens que voltaram cegos do combate. Assim, surgia o primeiro desporto criado especificamente para deficientes visuais. O jogo é disputado por duas equipes com três integrantes. A bola pesa pouco mais de um quilo, é oca, contém guizos em seu interior e oito orifícios, o que facilita o direcionamento dos atletas que utilizam as mãos para os arremessos.
O silêncio nos ginásios em que são realizados os jogos é indispensável, pois os jogadores necessitam da audição clara para a boa execução na partida. Mas isso não inibe a vibração dos bons lances e das comemorações quando são marcados os gols.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
O time Londrinense de Goalball existe desde 2007. Os atletas são treinados por Fátima Aparecida de Assis e Márcio Rafael Silva.
A história de superação e como o esporte contribui para a inclusão social desses atletas é indiscutível, Fátima conta que todos eles têm uma trajetória de conquistas pessoais e sociais. "Todos têm uma história de superação e aceitação. Alguns deles dizem que há três anos que se sentem como parte da sociedade: foi quando começaram a treinar o Goalball."
Os jogos se realizam neste sábado (9) das 8h às 20h40. No domingo, (10) são realizados os jogos finais do campeonato, com início às 8h e encerramento às 15h com a entrega dos troféus no ginásio do Colégio Mãe de Deus.
Serviço:
Campeonato Regional Sul de Goalball
Local: Ginásio do Colégio Mãe de Deus
Data: 9 e 10 de maio
Horários: A partir das 8h
Entrada Franca