Londrina recebe a partir desta quinta-feira (11), as fases finais da Federação Paranaense de Basquete, categorias sub-14 e sub-19 feminina e a sub-17 masculina. A cidade estará representada em todas as categorias, sendo que na sub-14, a equipe Londrina/Colégio Portinari/Iate Clube/FEL entrará como favorita, pois vem da conquista do vice-campeonato das Olimpíadas Brasileiras. As equipes recebem recursos da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).
Os jogos das competições serão divididos entre o Ginásio de Esportes Moringão e o ginásio de esportes do Canadá Country Club. Somando as equipes das três categorias, são 12 cidades do Paraná representadas nas finais da Federação, Londrina, Foz do Iguaçu, Araucária, Maringá, São José dos Pinhais, Castro e Curitiba no feminino além de Ponta Grossa, Goioerê, Astorga, Toledo e Palmas no masculino.
Nas duas categorias femininas, a disputa é em turno único, todos contra todos. No final de todas as partidas, a equipe que somar mais pontos é a vencedora. No masculino as equipes foram divididas em dois grupos, os dois primeiros colocados de cada chave farão o cruzamento olímpico, os vencedores disputarão as finais e os perdedores o 3º lugar.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
O técnico das equipes femininas e coordenador do projeto basquete feminino juventude, Marival Antonio Mazzio Junior, afirmou que buscará o título em pelo menos uma categoria. "Entraremos pela conquista do título no sub 14 e pela disputa no sub 19, pois não teremos nenhuma atleta desta idade. Perdemos três jogadoras importantes, mas confiamos na capacidade do grupo em conseguir um bom resultado."
No masculino, de acordo com o técnico Bruno Lopes, os atletas estão muito motivados, ainda mais pela disputa ser na cidade onde moram, já que faz 13 anos que os jogos das finais do basquete masculino não eram sediados em Londrina. "Tentaremos entrar na disputa da final para poder conquistar o título desta categoria importante e mostrar o potencial do basquete da cidade de Londrina. Acredito muito no potencial dos atletas", destacou.
Os jogos vão até o dia 15 de outubro, próxima segunda-feira. Três professores receberão homenagens pelo trabalho desenvolvido no basquete londrinense e darão seus nomes ao troféu, são eles Gilson Vital de Moraes, Julio Dantas e professora Toninha.
Interessados em praticar basquete podem entrar em contato com os professores Marival Junior pelos telefones 9945-6344 e 9989-0644 e Paulinho no 9977-6615 para as categorias femininas, e Bruno Lopes no 9602-4798 para a masculina.