Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Em maio

Londrina será sede das finais dos Jogos Colegiais

Redação Bonde com N.Com
11 mar 2010 às 14:46
Continua depois da publicidade

Os Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) reúnem anualmente estudantes de todo o estado, de escolas públicas e privadas, para a disputa de competições em dezenas de modalidades esportivas. Desde sua retomada, em 2003, os Jocop’s são divididos em três fases. A primeira, municipal, seleciona colégios que representarão a cidade em cada modalidade; a segunda, regional, promove a disputa entre os representantes dos municípios.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Os vencedores dessa etapa – e, em alguns casos, os vice-campeões -, ganham o direito de participar da fase final, que desde a volta dos jogos, vinha sendo disputada em Curitiba. Para este ano, a Paraná Esportes, entidade estadual que organiza o evento, decidiu descentralizar e "interiorizar" a fase final, distribuindo as competições em seis sedes do norte paranaense.

Continua depois da publicidade


Londrina foi uma das cidades escolhidas para abrigar a fase final, que ocorrerá entre os dias 21 e 31 de maio de 2010. Assim, cerca de 1.600 alunos terão a oportunidade de mostrar talento nas modalidades de ginástica rítmica, natação, taekwondo e xadrez.


O presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Rocha, explicou porque as finais foram transferidas para o interior do Estado. "Um dos motivos para essa decisão foi a gripe A, que deve vir muito forte nesse ano. A data em que os jogos são realizados, incluindo o clima frio de Curitiba, prejudicam o desempenho dos nossos atletas. No interior, pelo contrário, eles poderão apresentar o que tecnicamente têm de melhor", salientou.


A competição também teve seu cronograma modificado. Os jogos, que originalmente aconteciam no mês de julho, foram adiantados para maio. A finalidade é evitar aglomerações em locais fechados, no período de inverno, o que geraria riscos de alastramento do vírus H1N1, causador da gripe A.

Continua depois da publicidade


De acordo com o cronograma da FEL, o dia 21 de maio será destinado para a cerimônia de abertura, que ocorrerá no ginásio do Moringão. O ginásio será palco também da ginástica rítmica (de 22 a 24 de maio) e do taekwondo (de 25 a 26 de maio). Os finalistas do xadrez competirão no colégio estadual Vicente Rijo, dos dias 22 a 28). A escola ainda servirá de alojamento aos estudantes de fora. Já a natação será realizada na sede da Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML), durante os dias 26, 27 e 28 de maio.

Esta será a 57ª edição dos Jogos Colegiais do Paraná. Os participantes são divididos em duas categorias, conforme a faixa etária (de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos). As demais sedes da fase final serão Maringá, que abrigará atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha; Rolândia, nas competições de voleibol e vôlei de praia; Apucarana, como sede do basquete; Ibiporã, que receberá o futsal; e Marialva, que terá as finais de futebol. Os campeões dos Jocop’s garantirão vaga nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, que este ano ocorrerão em Fortaleza e Goiânia.


Veja mais vídeos sobre esportes

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade