A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou nesta segunda-feira a convocação da seleção masculina para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que acontecerão de 10 a 26 de julho. O técnico Rubén Magnano optou por uma lista alternativa, com alguns jovens valores e sem os principais nomes do País na modalidade, inclusive aqueles que atuam na NBA.
Por se tratar de uma competição que não é prioridade para a seleção, Magnano decidiu concentrar os esforços para a Copa América, que tem início marcado para 25 de agosto. Até porque este torneio valerá como Pré-Olímpico e o Brasil ainda não sabe se terá vaga assegurada nos Jogos de 2016 por ser o país-sede.
Desta forma, nomes como Nenê, Anderson Varejão, Tiago Splitter e Leandrinho, jogadores estabelecidos na NBA, estão fora. Magnano também não contará com Bruno Caboclo e Lucas Bebê, que ainda buscam espaço na liga norte-americana e, por isso, deram prioridade à disputa da Summer League pelo Toronto Raptors durante a pré-temporada.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Nenhum jogador da equipe titular do Brasil no Mundial do ano passado, realizado na Espanha, foi chamado. Isso porque Marcelinho Huertas e Alex também ficaram de fora. De fato, somente três atletas que estiveram naquela competição vão também para o Pan de Toronto. São eles: os armadores Raulzinho e Larry Taylor e o pivô Rafael Hettsheimeir.
Mesmo com os muitos desfalques, Magnano confia em uma boa campanha da seleção. "Formamos um grupo de trabalho que mescla jogadores experientes e jovens que vão atuar pela primeira vez na seleção adulta. O importante é que temos um bom tempo de preparação até chegar à competição. Em Toronto vamos realizar de três a quatro amistosos para fechar a preparação. Posso garantir que é uma equipe bastante sólida e alguns atletas poderão ser convocados para a Copa América do México", apontou.
Atletas como os próprios Raulzinho, Larry e Hettsheimeir já têm bastante experiência na seleção, assim como Vitor Benite, Olivinha e Augusto Lima. Eles se juntarão a alguns jovens destaques do último NBB, como Ricardo Fischer, Leo Meindl e Gerson. Estes nomes lutam por uma vaga na convocação para o Pré-Olímpico, quando os principais jogadores do País devem ser chamados.
Os atletas convocados se apresentarão no dia 14 de junho, em São Paulo. O grupo realizará treinos na cidade até o dia 10 de julho, quando viaja para Toronto. A estreia no Pan acontecerá no dia 21, contra Porto Rico, pelo Grupo A. A chave conta ainda com Venezuela e Estados Unidos.
Confira a lista de convocados da seleção de basquete para o Pan:
Armadores: Rafael Luz (Obradoiro-ESP), Raulzinho (Murcia-ESP), Ricardo Fischer (Bauru) e Larry Taylor (Bauru).
Ala-armador: Vitor Benite (Flamengo).
Ala: Leo Meindl (Franca).
Alas-pivôs: Marcus Toledo (Pinheiros) e Olivinha (Flamengo).
Pivôs: Rafael Hettsheimeir (Bauru), Rafael Mineiro (Limeira), Gerson (Mogi das Cruzes) e Augusto Lima (Murcia-ESP).