Cerca de 1,5 mil crianças com idade entre 5 e 12 anos participaram neste domingo (30) da 11ª edição da Matatoninha da Caixa, percorrendo o trajeto de 300 metros montado na rua da Canoagem, próximo à barragem do lago Igapó, em Londrina. Com estudantes de 43 escolas municipais participando, as arquibancadas ficaram lotadas para acompanhar tanto os pequenos maratonistas quanto a presença do atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, padrinho do evento.
Um dos pontos altos do evento foram as baterias realizadas com alunos do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Especiais (Ilece). Momentos de superação, que certamente deixaram a todos emocionados. Novidade desta edição foi a inclusão de três baterias de corridas de bicicleta, também com os pequenos.
Ana Beatriz Alves da Silva, 10 anos, venceu uma das baterias de sua categoria e levou para casa uma bicicleta. Mas para estudante, a participação na Maratoninha significou muito mais. "Eu amo atletismo e meu sonho é ser uma grande atleta e representar o Brasil. Estou muito feliz, é uma oportunidade bem legal", contou a garota, que cursa o ensino fundamental na Escola Maria Irene Vicentini, localizada no Jardim Califórnia (zona leste).
Cruzar a linha de chegada na primeira colocação deixou o pequeno Willian Gabriel da Silva, de 9 anos, em êxtase. Ele custava acreditar que levaria para casa sua primeira bicicleta. "Eu nunca tive uma bicicleta e queria muito uma dessa. Quando fiquei sabendo que valeria uma bicicleta, fiquei com muita vontade de vir. Ver o Vanderlei de perto também foi muito legal. Fiquei feliz", falou o integrante da equipe da Escola Municipal Leonor Maestri de Held, que fica no Jardim Santa Rita (zona norte).