Faltando cinco etapas para o final da temporada, a disputa pelo título da Fórmula 1 esquentou de vez. O alemão Sebastian Vettel venceu o GP do Japão, neste domingo, no circuito de Suzuka, e encostou definitivamente no líder do campeonato, o espanhol Fernando Alonso, que abandonou a prova. O brasileiro Felipe Massa terminou a corrida em segundo lugar e subiu ao pódio, o que não acontecia desde 2010. E, para completar, a torcida local fez enorme festa com a terceira colocação do japonês Kamui Kobayashi.
Os três pilotos que subiram ao pódio em Suzuka tinham muitos motivos para comemorar. Vettel se tornou o primeiro a somar duas vitórias seguidas nesta temporada e vai brigar pelo tricampeonato mundial. Massa voltou a ficar entre os três primeiros colocados pela primeira vez desde o GP da Coreia do Sul em 2010 e deu um passo decisivo para assegurar a sua permanência na Ferrari. E, com a Sauber, Kobayashi conseguiu um histórico resultado em casa, para euforia da torcida japonesa que lotou o circuito.
Depois de ter largado na pole position, Vettel dominou completamente a prova deste domingo e não teve a primeira posição ameaçada. Assim, o alemão da Red Bull somou a sua 24ª vitória na carreira, sendo a terceira nesta temporada (ganhou também no Bahrein e em Cingapura). Agora, ele parece ser o único rival de Alonso na disputa pelo título do campeonato: a diferença entre os dois é de apenas quatro pontos (194 a 190) - o terceiro colocado é o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, que está com 157 pontos.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Além da vitória de ponta a ponta, Vettel contou com a sorte de ver Alonso abandonar o GP do Japão. O espanhol da Ferrari se envolveu numa confusão logo na largada e, com o pneu furado após ser tocado pelo carro de Raikkonen, foi obrigado a desistir da disputa. Agora, ele corre sério risco de perder a liderança do campeonato para o alemão da Red Bull já no próximo domingo, quando acontece a 16ª etapa do calendário, na Coreia do Sul - depois, ainda haverá prova na Índia, Abu Dabi, Estados Unidos e Brasil.
Massa, por sua vez, saiu ileso da confusão na largada e ainda ganhou seis posições. Depois, subiu para o segundo lugar na primeira parada nos boxes e se manteve atrás de Vettel até a chegada. Com seu melhor resultado nos últimos dois anos, o brasileiro tem agora um bom argumento para convencer a Ferrari a renovar seu contrato para a próxima temporada. Já o outro piloto do Brasil na Fórmula 1, Bruno Senna, conseguiu apenas a 14ª colocação no GP do Japão com a sua Williams.
Confira a classificação final do GP do Japão:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
4) Jenson Button (ING/McLaren)
5) Lewis Hamilton (ING/McLaren)
6) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
8) Pastor Maldonado (VEN/Williams)
9) Mark Webber (AUS/Red Bull)
10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
11) Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
12) Paul di Resta (ESC/Force India)
13) Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
14) Bruno Senna (BRA/Williams)
15) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
16) Timo Glock (ALE/Marussia)
17) Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
18) Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
19) Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Não completaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Charles Pic (FRA/Marussia)
Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
Sergio Pérez (MEX/Sauber)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)