A partir desta quarta-feira a bola vai subir para a disputa da 6ª Copa América Feminina / Pré-Mundial de Cuiabá, no ginásio Aecim Tocantins. Oito seleções entram em quadra em busca das três vagas para o Campeonato Mundial da República Tcheca, em 2010. Na primeira rodada jogam Chile x Cuba (16h de Brasília); República Dominicana x Canadá (18h), Porto Rico x Brasil (20h), com transmissão ao vivo do SPORTV; e Venezuela x Argentina (22h15).
"Temos que começar em ritmo forte. É uma competição curta e não podemos vacilar em partida alguma. A ansiedade da estreia existe, mas já somos maduras para trabalhar isso de forma positiva. O grupo está bem preparado para cumprir o objetivo de alcançar a vaga e o título da Copa América. Pelo que vimos na cidade, a torcida vai comparecer em peso ao ginásio, nos apoiando e pressionando a equipe adversária. Porto Rico não é um time muito alto e estamos confiantes para começar a competição com uma bela vitória", diz a brasileira Micaela Jacintho.
Nas cinco edições anteriores o Brasil foi campeão duas vezes: 1997 e 2001. A seleção de Cuba conquistou o título em 1989 e 2005. E os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro em 1993. República Tcheca, país sede, e os Estados Unidos, atual campeão olímpico, já estão classificados para o Mundial.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as seleções jogam entre si, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os ganhadores decidem o título no domingo (21h30), enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze (19h30).