Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Negociação

Mercedes compra Brawn GP e volta a ter equipe na F-1

Agência Estado
16 nov 2009 às 21:28

Compartilhar notícia

- Brawn/Divulgação
Publicidade
Publicidade

A Mercedes anunciou nesta segunda-feira que voltará a ter uma equipe própria na Fórmula 1 em 2010, 55 anos depois de sua última participação como construtora na categoria. A montadora alemã comprou 75,1% das ações da Brawn GP, que passará a se chamar Mercedes GP já na próxima temporada.

"A Mercedes disputará no Mundial de Fórmula 1 do próximo ano com sua própria equipe de fábrica", disse Dieter Zetsche, diretor da montadora alemã. "Isso será possível graças à aquisição de 75,1% da Brawn GP, sendo 45,1% destes pertencentes à Daimler [grupo que comanda a montadora]", explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o dirigente, a compra não deve mudar muita coisa na estrutura da equipe. "Ross Brawn continuará a ser o chefe, e manterá sua força. E a nova equipe da Mercedes será coordenada pela divisão de competições da fábrica, que é comandada por Norbert Haug", disse Zetsche.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez

Imagem de destaque
Com 500 pontos

Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana


Ao assumir o controle da Brawn GP e criar sua equipe própria, a Mercedes vai na contramão de outras montadoras, que têm retirado investimentos da categoria desde a crise financeira internacional. Ainda em 2008, a Honda abandonou o Mundial. Neste ano, BMW e Toyota fizeram o mesmo; a Renault pode ser a próxima.


Antes da notícia desta segunda-feira, a Mercedes e a Brawn GP tinham uma boa relação. A escuderia de Ross Brawn estreou no Mundial deste ano e conquistou os títulos de Pilotos e Construtores usando os motores alemães. Curiosamente, a Brawn entrará para a história como uma equipe que correu apenas um ano e teve 100% de aproveitamento.

Além da compra da Brawn, a fabricante anunciou também o fim de sua sociedade com a McLaren - nos próximos dois anos, a marca venderá de volta os 40% das ações que tinha na escuderia inglesa. O acordo de fornecimento de motores entre a Mercedes e sua antiga sócia, contudo, foi renovado até 2015.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade