A decisão da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) de suspender o Panamá, incluindo suas seleções, equipes e árbitros, proibindo a participação em competições internacionais provocou uma alteração na lista de participantes da Copa América de Basquete, que será realizada na Venezuela, entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro.
Com a imposição, a Fiba Américas definiu que a seleção mexicana herdou a posição que era destinada aos panamenhos. "Como o Panamá não poderá jogar o evento continental, então essa posição pertence ao país melhor classificado imediatamente depois da mesma subzona. Como Panamá e México fazem parte da mesma subzona, em consequência, a vaga é do México porque ocupou a sexta posição no Centrobasket", disse o secretário-geral da Fiba Américas, Alberto Garcia.
A Copa América de Basquete na Venezuela dará quatro vagas para o Mundial de Basquete de 2014, que será realizado na Espanha. A seleção norte-americana estás garantida no próximo Mundial por ser o atual campeão olímpico e não participará do torneio continental.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
O sorteio do torneio será realizado no dia 28 de fevereiro em Caracas. Venezuela, Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Porto Rico, Jamaica, Canadá e México vão participar da Copa América.