Pesquisar

Canais

Serviços

Campeão mundial em 2015

Mineirinho afirma que próximo Mundial de Surfe será o seu último

Folhapress/João Gabriel
16 set 2020 às 15:57
- Reprodução/Instagram @adrianodesouza
Publicidade
Publicidade

Campeão mundial em 2015 e grande influenciador da atual geração de surfistas brasileiros, Adriano de Souza, o Mineirinho, anunciou que vai se aposentar do circuito profissional após a próxima temporada, que vai de dezembro deste ano até setembro de 2021.


"Estou saindo do circuito super-honrado e ainda tenho um ano, 2021, em que estarei presente. Será um ano de despedida, bem bacana para poder rever meus amigos, os lugares em que passei e criei amizades", afirmou o surfista de 33 anos, que estreou no circuito mundial em 2006, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (16).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2019, Mineirinho voltou de lesão em junho, na etapa do Rio de Janeiro do Mundial, mas sofreu nova lesão no joelho em agosto, em Teahupoo, sendo obrigado a ficar de fora pelo resto da temporada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida

Imagem de destaque
Hipismo

Competidor de Curitiba vence a categoria principal das provas de salto na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Venceu no Japão

F1: Verstappen vê 'tudo funcionando' em vitória e projeta GP da China

Imagem de destaque
Automobilismo

Promessas se inspiram em Senna e não se abalam por F1 sem brasileiros


A expectativa era que ele retornasse na temporada 2020, porém ela foi cancelada em razão da pandemia do coronavírus.
O atleta, que terminou 2019 como 35º do mundo, se tornou em 2011 o primeiro surfista do Brasil a liderar o ranking mundial, após conquistar a etapa do Rio de Janeiro.

Publicidade


Cria da favela de Santo Antônio, em Guarujá, ele foi o segundo brasileiro a vencer o título da liga mundial, logo após o título de Gabriel Medina, então com 20 anos.


Mais velho que o compatriota e que outros expoentes, como Italo Ferreira (atual campeão mundial) e Filipe Toledo, Mineirinho é considerado pelos companheiros da elite do surfe um dos mais importantes personagens para a afirmação do Brasil como grande potência do circuito masculino na atualidade.

Publicidade


Em 2003, com 16 anos, ele se tornou o mais jovem campeão mundial júnior. Em 2009, venceu sua primeira etapa do Mundial adulto, em Mundaka.


Em 2013, a revista especializada Surf Europe elegeu os 100 maiores surfistas de todos os tempos e colocou Mineirinho em 57º lugar -isso dois anos antes do seu título.

Publicidade


"Ele é indubitavelmente o maior surfista brasileiro de todos os tempos, e mesmo que seja eclipsado por nomes como Medina, será a ele que eles terão que agradecer por proporcionar a autoconfiança necessária", escreveu a revista quase profeticamente.


O apelido do paulista Adriano de Souza veio pelo irmão nove anos mais velho, Angelo, que era tímido e chamado de Mineiro. Para o mais novo, sobrou o diminutivo. Foi o Mineiro quem deu a primeira prancha a Mineirinho.

Publicidade


"Ele comprou a minha primeira prancha por sete dólares, cerca de R$ 30, que era muito dinheiro para ele. Mas hoje estou no topo do mundo graças a R$ 30. Eu te amo", afirmou após a conquista do título de 2015.


Em relato ao site The Players Tribune, entitulado "Fora da Favela", Mineirinho revelou detalhes de sua infância: "A felicidade parecia muito distante nas favelas".

Publicidade


"Mamãe tinha depressão. Quatro meses depois que eu nasci, ela aparentemente colocou fogo na casa e saiu... enquanto eu ainda estava dentro de casa. Foi um vizinho que salvou a minha vida", escreveu.


No texto, o surfista também conta como o irmão lhe apresentou o surfe "sem querer". "Num fim de semana, a curiosidade pegou o melhor de mim. De casa, eu vi enquanto ele [Angelo] pegava sua prancha, subia na bicicleta e pedalava junto com seus amigos. Então eu corri para fora para segui-lo. Eu segui Angelo por 40 minutos. E então eu vi".

Foi então que ele diz ter encontrado a felicidade e a paz. Levou uma bronca do irmão, que finalmente o descobriu, mas diz que valeu a pena. Ele afirma ainda que por toda a sua vida segue perseguindo e procurando reencontrar a mesma sensação de quando entrou no mar com Angelo pela primeira vez.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade