Uma das lendas do automobilismo mundial, o norte-americano Dan Gurney morreu na noite deste domingo, após sofrer com complicações de pneumonia, aos 86 anos. Gurney fez longa carreira nas pistas, com vitórias em provas da Fórmula 1, Fórmula Indy, Nascar e 24 Horas de Le Mans.
A morte foi confirmada pela esposa de Gurney, Evi. "Com seu último sorriso, em seu belo rosto, Dan pilotou em direção ao desconhecido nesta noite", disse o comunicado divulgado pela esposa e familiares.
Gurney começou sua carreira em 1955 e venceu em quase todas as categorias que disputou. Na Fórmula 1, pilotou pela Ferrari, BRM, Porsche e Brabham. Depois, formou sua própria equipe, pela qual venceu o GP da Bélgica de 1967. Foi a primeira vez que um americano venceu uma prova da categoria em seu próprio carro.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
No mesmo ano, se juntou ao também piloto AJ Foyt para vencer a tradicional 24 Horas de Le Mans no modelo Ford GT40. Ele se aposentou do automobilismo em 1970 após somar 51 vitórias em diferentes categorias.
O norte-americano também ficou conhecido por uma inovação na modalidade, ao estourar uma garrafa de champagne em suas comemorações.